domingo, 20 de julho de 2008

Todo dia é um desafio...

Todos nós somos capazes de superar os desafios que surgem em nossa caminhada. Entretanto, só seremos vencedores a medida em que escolhermos encarar de frente os desafios e fazer deles, degraus para alcançar a excelência como pessoa.
Precisamos acreditar em nosso potencial e lutar cada dia, cada hora, cada minuto e segundo para construir um mundo melhor, que começa é claro, dentro de cada um de nós!!!
Este vídeo traz uma mensagem para cada um que é e deseja ser um educador de verdade, pois a educação é um chamado... e um testemunho! Ser educador é ter oportunidade de deixar um legado para as gerações futuras e é nunca morrer, porque seus ensinamentos se eternizam nos corações de seus alunos!
Por isso, educar é um desafio diário, uma vocação, mas sobretudo a profissão mais necessária a construção de um novo projeto de sociedade!
Ser educador é resgatar e imprimir valores, é aceitar que temos direito de errar e acertar, é fazer renascer nos corações e mentes o desejo de ser melhor e de protagonizar uma nova história na nossa cidade, no nosso país e no mundo!
Deixe seu comentário, relacionando-o com a profissão de professor!
Um abraço!
Liliana Nogueira

Um comentário:

Flávia Koch Ferreira disse...

Realmente, todo dia é um desafio...

Estou apenas iniciando minha jornada de educadora, mas claramente vejo a educação desvalorizada e professores sem saber como se posicionar frente às necessidades e imposições de nossa sociedade.

Estas necessidades e imposições são nossos desafios, com os quais andaremos lado a lado até que saibamos superá-los.

Carência de amor, de carinho, de alimentos, de acesso às novas tecnologias, de acesso à informação, entre outras coisas são alguns desafios que o professor enfrenta em muitas situações, provenientes do meio e condições que o aluno está incluído. O educador precisa analisar em diversos pontos de vista a situação de seus alunos e o seu papel como mediador competente da construção do conhecimento.

Além das barreiras da realidade social dos alunos, os professores também são intimidados por baixos salários, falta de recursos, etc.

Vale ressaltar que estes desafios não se manifestam em TODA a complexidade educacional, mas , infelizmente, na maior parte dela.

Nessas situações, temos que lutar incessantemente contra esses diversos empecilhos. Lutar com perseverança, garra, se entregando de corpo e alma.

Afinal, a vitória dessa luta é MAGNÍFICA!

Assim como a dor da concepção de um filho, mostrada na mensagem, é o nosso esforço em busca de transformações em benefício de toda a sociedade. É preciso fé, força, amor, disposição. E após esta guerra, nascem um filho, um cidadão, uma idéia e a reconstrução da realidade.


"Pelo esforço é que se abre o caminho." (Virgílio)


Que possamos abrir muitos caminhos durante nossa jornada, dispondo de muita dedicação e amor, não só visando a recompensa. Que esses caminhos sejam iluminados e frutos de um educador consciente e apaixonado pela missão de EDUCAR.