quarta-feira, 16 de julho de 2008

Educador : tarefa de despertar o gosto pela leitura


Vivemos num mundo em que a velocidade das informações é enorme e precisamos aprender então a geri-las, selecioná-las, mas acima de tudo transformá-las em conhecimentos e saberes. Para isto precisamos de um recurso indispensável: a leitura. A leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes, nos transporta ao mundo da imaginação e dos sonhos, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos desconhecidos como a literatura infantil ou infanto-juvenil, a literatura fantástica, a literatura clássica, além dos artigos políticos, econômicos, sociais, culturais e principalmente em nosso caso, a leitura pedagógica que nos remete a uma reflexão sobre a nossa ação educativa.
É extremamente relevante hoje desenvolvermos uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente educativo, social e democrático que estivermos. Se quisermos alunos leitores é fundamental sermos professores leitores, pois segundo Freire (1980) educamos muito mais por exemplos e ações do que por palavras.
É fundamental compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois revela-se como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural. Ler é um exercício de indagação, de reflexão crítica, de entendimento, de captação de símbolos e sinais, de mensagens, de conteúdo, de informações... através da leitura fazemos um intercâmbio, uma vez que possibilita relações intelectuais e potencializa outras. Permite-nos a formação dos nossos próprios conceitos, explicações e entendimentos sobre realidades, elementos e/ou fenômenos com os quais defrontamo-nos.
Neste contexto despertar o gosto pela leitura é o grande desafio da escola e dos professores, pois numa época em que os recursos tecnológicos se proliferam, nenhum deles substituirá a leitura, que é parte essencial do trabalho, do empenho, de perseverança, da dedicação em aprender.
Ademais, a leitura faz emergir idéias e reflexões sobre a prática educativa oportunizando construir e criar caminhos para redirecioná-la e ressignificá-la segundo a realidade em que atua, voltada aos interesses e às necessidades dos alunos.Nesse sentido, Freire, (1996, p.43) afirma que: “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem é que se pode melhorar a próxima prática.”
É essencial reforçar em nossas mentes a convicção de que aprender e ensinar são práticas indissociadas e permanentemente interligadas, pois aprender com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente, imprimindo na alma emoções e convicções que se eternizam. E só o educador é o mediador, o interlocutor para a realização deste sonho, o sonho de cidadãos humanizados, educados, letrados e comprometidos com um novo projeto de sociedade.
É essencial neste mundo certificar de que a presença dos educadores é fundamental no grande mutirão da vida, lançando as primeiras bases que transformarão idéias em projetos, concretizados pelos nossos alunos em terra firme ou na imensidão.
A leitura abre caminhos e nos eleva a transcendência!!!
Leiam...experimentem...
Liliana Nogueira

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