domingo, 10 de maio de 2009

Irmã Anita...você se eterniza em nós!

"Olhos pequenos, mas que tudo enxergava...passos curtos e apressados de uma caminhada de 92 anos de uma vida intensamente vivida!
Sua altivez precedia sempre um sorriso e um afago carinhoso em todas as suas ações.
Ela soube nos seus 92 anos acompanhar a modernidade, sendo totalmente aberta a evolução dos tempos. Pobres e ricos, crianças, jovens e idosos celebraram sua chegada ao céu.
Para nós a tristeza da saudade da falta física, mas a certeza de que teremos uma poderosa intercessora junto a Nossa Senhora Auxiliadora e Jesus.
Irmã Anita temos a convicção de que sempre estará conosco com seu sorriso largo e seus tapinhas ternos!
Mãe de todos , uma mulher que soube dizer sim ao chamado de Deus, consagrando-se a vida religiosa inteiramente! Obrigada por nos educar com suas atitudes e gestos, obrigada por suas palavras de encorajamento...
Irmã Anita soube ser mãe no sentido real da palavra, pois o amor que mantinha pelos princípios religiosos, todo seu carisma e humildade fizeram dela uma referência para todos da comunidade campista.
Assim hoje, na sua função de mãe que gerou a muitos, através de sua fé e atitudes, Irmã Anita prossegue na sua missão, sendo nossa intercessora junto a Nossa Senhora Auxiliadora na casa do Pai.
Irmã Anita como salesiana de garra, como alguém que soube respirar e se alimentar do carisma de Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello, se fará eterna em nossos corações e mentes. Na capela, no pátio, no portão e nas ruas de nossa cidade de Campos sentimos sua santa presença nos dando forças para continuar, pois viveu e nos ensinou a viver a linda frase de Mazzarello: " Não basta começar, é preciso continuar...lutar sempre... todos os dias!!!"
Para nós que aqui ficamos e para as Irmãs de toda a inspetoria Nossa Senhora da Penha a Irmã Anita permanece viva, pois seu entusiasmo contagiou a todos com os quais conviveu!!!
Para mim, especialmente, que recebia da Irmã Anita advertências queridas... sobre meu jeito agitado e meu modo de vestir, chamando-me de "trenzinho" carinhosamente e dando-me doces beliscadas ...fica a saudade profunda e a lição de que a vida religiosa é um chamado precisoso e que só pessoas divinas são capazes de cumprir a missão de Cristo com coragem, alegria e determinação!!!
Irmã Anita viveu intensamente, amava viajar, não parava um minuto sentada no ônibus, em Aparecida - SP queria andar de barco, em Botafogo - RJ atravessou uma avenida super movimentada na maior agilidade e ainda zombou da gente!!! Preocupava-se com a confissão, não se achava uma mulher santa! Mas era santa sim...pois santidade consiste em estar sempre alegre!
Essa mulher era tudo em nossa casa salesiana e como disse uma Irmã querida, tinhamos tanto medo das estrepolias (viagens, trabalho constante) que Irmã Anita fazia... e ela faleceu em casa, em seu quarto!!!!Pois é...ela sabia do que era capaz...não tinha medo...tinha uma FÉ IMENSA que a transformou na figura mais amada e conhecida de nossa cidade!!
Fique em paz Irmã Anita, o céu está em festa com sua presença e continue trabalhando muito para a nossa salvação!
Um grande beijo (uma marca de batom no seu véu branco)...do seu "trenzinho"!!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a Irmã Anita é uma pessoa inesquecível, devida a sua sabedoria, mansidão, doação ao outro, sempre disponível a escutar e nos animarmos para a nossa missão diária.
Todos estamos tristes com sua partida...Mas certos que a senhora ao longo da sua vida cultivou o bem, a evangelização e a propagação dos princípios Salesianos.Saudades...

Marbelly- 7° Período

Daniela Pedagogia disse...

A dor de perder uma pessoa tão especial é muito forte, nosso dever agora é manter viva em nosso coração todo o aprendizado que essa pessoa nos deixou nesses 92 anos de vida... Grande abraço, Dany. Conte sempre comigo...

Driele dos Santos Almeida disse...

Ir. Anita está em nossos corações.
Devemos guardar sua história de vida como exemplo.
Uma mulher que lidava com a vida de maneira serena e feliz.
Já estamos sentido muita falta. Mas como a frase: "a saudade é uma forma de ficar".
Ela estará sempre presente em todos os momentos de nossas vidas.
Junto a Deus ela está nos abençoando e nos dando força para seguir o caminho da felicidade.

Com muito carinho e emoção,
Driele

Anônimo disse...

Linda mensagem, com certeza ela é merecedora de tais palavras e descansa nos braços do Altíssimo.
Aline Almeida

Anônimo disse...

Irmã Anita foi um exemplo de mulher. Cheia da docilidade, sabedoria, mansidão, ... Que com certeza irá fazer muita falta em nossas vidas.

Andréa de A. Pessanha - 7º Período

Anônimo disse...

A Irmã Anita foi e sempre será uma pessoa muito especial em nossas vidas, pois soube como ningém nos cativar com aquele sorriso e com sua preocupação constante.
Com certeza, fará muita falta em nossas vidas, mas fica a creteza que ela esta junto a Deus e a Nossa Senhora intercedendo por cada um de nós.

Patrícia Pacheco - 7° período

Anônimo disse...

Meu silêncio vai dizer tudo.
Vocês não podem imaginar o que aconteceu no dia anterior a sua partida entre eu e Irmâ Anita, será levado para sempre em meu coração.
Não posso falar mais nada estou muito triste e ao mesmo tempo feliz com o que ela me fez antes de partir, eu ... Ah se eu pudesse dizer
Rita de Cassia 7 periodo pedagogia

Anônimo disse...

Sabe Rita,sinto a mesma angustia q vc...nós perdemos uma santinha aqui nesta terra mas iremos encontra-la no céu.Tbem perdi uma amiga muito querida neste mesmo dia...acho que era dia das santas se encontarem ...a irmã Consolata tbem foi viver no ceu nesse dia...fiquei triste duas vezes...vivi c ela muitos anos no convento do colégio São Geraldo...tudo tão triste e cheio de exemplos p nos dar.enfim é recordar as coisas boas q elas nos deixaram...afinal quem deixa saudade vive para sempre...
Lindinha.7-periodo

Viviane Dias disse...

É impressionante como essa mensagem descreve realmente quem foi Ir.Anita.Lendo esse texto fui relembrando de cada gesto dela nessa caminhada que tenho no Auxiliadora.
Lembro de minha época de aluna no ensino médio quando tinha o prazer de ser recebida carinhosamente todos os dias com o "bom dia " especial de ir.Anita no portão.
E ela foi exatamente isso: exemplo de fé, amor, doação, perseverança e paz.
Com certeza, sentimos saudade, mas temos a certeza que nesse momento ela vive a felicidade eterna ao lado do Pai que ela tanto buscou.
Com ela aprendi que seguir a vontade do Pai é a força que nos impulsiona a lutar e vivermos para sempre.Tudo passa o que fomos permanece para sempre!
Viviane Dias 7° Período

Anônimo disse...

Sem dúvidas nenhuma,podemos afirmar,que Irmã Anita foi e sempre será uma raridade de mulher que deus nos permitiu conhece-la.Pessoas como ela passsam pel a nossa vida,deixam saudades,porém nunca deixam de existir em nossos corações.Que Deus a tenha recebido de braços abertos ,pois apesar do seu tamanho ela foi uma grande mulher.
Ass:Claudia Jaqueline Batista-7°período do curso depedagogia.

Anônimo disse...

A capacidade que a Irmã Anita tinha para compreender- nos e escutar, realmente ela sim que sempre foi uma Irmã Salesiana,não media esforços com carinho, uma palavra de apoio. Enquanto eu viver guardarei seus exemplos de sabedoria, amor, respeito, fraternidade e vida.Está fazendo uma enorme falta, mas juntinho de Deus ela continuará fazendo todo bem que aqui fez. Olivia 7º Período

Anônimo disse...

A Ir. Anita sempre será lembrada por nós em nossas atitudes, nossa crença e na nossa perseverança pois com seu jeitinho meigo nos ensinou a como viver a fé salesiana
e os principios de D. Bosco.Ela infelizmente se foi mas com certeza você viverá para sempre em nós.

Ana Laura
7º período

Júlia Fagundes 7º ano disse...

Realmente a pessoa que escreveu essa belissima mensagem sabia como realmente era a irmã anita..
Uma pessoa corajosa que nao tinha medo de enfrentar os perigos da vida.Nos entristeceu com sua partida mais ficamos aqui sabendo que está bem aonde está.
Estava sempre no portão da escola de manhã cedinho para receber todos os alunos que ao entrar lhe davam um grande abraço,e um bom dia quando logo apos ela dizia:-dormiu bem filha(o),tomou café da manhã direitiinho? e certo dia ao entrar e responder que sim a pergunta se havia dormido bem ,eu que estava meio sonolenta recebi um comentário dela...Não parece não minha filha...! Fiquei sorridente na hora! fui correndo para dentro da escola para rir junto as minhas amigas...!Ela sempre foi e sempre sera um grande exemplo de vida para todos nós,pois no auge dos seus 92 anos ela andava a escola toda e insistia em ajudar nos preparativos de tudo...
Abraços a senhora, irmã Anita,esperamos que dai de cima a senhora olhe por todos nós..

Júlia Fagundes 7º ano do ensino fundamental do censa.

The Simple Things (: disse...

Irmã Anita foi e sempre será uma pessoa muito especial,eu me lembro muito bem que no seu aniversário foi aplaudida com muito carinho de todos que estavam ali,na grande festa de Maria em sua homenagem, todos ficaram de pé aplaudindo.Sabe porque ? Porque sempre demonstrava muito amor e carinho para todos.De manhã ela recebia todos os alunos no portão e sempre perguntando : Você deu um beijo em sua mãe ? Se o aluno respondia não, manda voltar.É isso parece bobeira,mas algumas pessoas não param para pensar que pode ser a última vez que você fala com ela.Irmã Anita,seja onde for que você esteja,sempre vou te amá-la,apesar da minha tristeza ao te ver partir,você sempre será uma mãe para mim.Obrigada por tudo!Te amo!
De Leticia Escocard - 7º ano

Leticia Escocard disse...

Irmã Anita foi e sempre será uma pessoa especial.Eu me lembro muito bem do seu aniversário que foi aplaudida por todos alunos que estavam ali, e na Festa de Maria,quando houve sua homenagem todos ficaram de pé lhe-aplaudindo.Sabe por que ? Ela sempre transmitiu carinho e amor á todos.Todos os dias de manhã,recebia os alunos e perguntava:Deu um beijo em sua mãe? Se o aluno respondia não,ela mandava voltar e dar um beijo.Parecem coisas bobas, mas são grandes lições de vida.Muitas pessoas não pensam que pode ser a última vez que fale com aquela pessoa e quando vaî ver já é tarde.Irmã onde você estiver sempre te amarei,eternamente.Saudades..
De: Leticia Escocard - 7º ano

Anônimo disse...

Irmã Anita muito conhecida e amada por todos que passaram pelo CENSA e pelo Ise. Sua partida nos deixou muito triste. Eu passava todos os dias pela manhã em frente o portão do CENSA pra levar minha filha no Laura e lá estava Irmã Anita recebendo os alunos já tão cedo.Agora quando passo por lá e não a vejo mais, sinto uma imensa tristeza, fica um vazio.
Mas pela pessoa que ela foi aqui na terra e por tudo que ela fez, tenho certeza de que ficará marcada em nossos corações como um exemplo de vida, de amor e dedicação. Fica em paz

Rosana 7º período

Anônimo disse...

Falar sobre uma pessoa muito especial como Irmâ Anita é realmente como declamar poesias, ouvir uma bela canção, ler bons livros e fazer parte dessa instituição,a qual me proporcionou momentos ao lado de uma pessoa que estará eterna em nossos corações,pois Irmã Anita foi e sempre será um grande presente de Deus em nossas vidas.Sendo assim, devemos nos espelharmos em sua vivacidade, docura e simplicidade em viver, buscando sempre dentro do coração daqueles onde a nobreza de propósitos faz morada,a PAZ se mulitiplica e a FÉ transborda.
Tenha certeza que saudades sentiremos, mas que a cada dia lembraremos de seus ensinamentos,fique com Deus e que nós estaremos juntamente com vocês.
Nivea de Matos 7ºPeríodo

Anônimo disse...

Falar sobre uma pessoa muito especial como Irmâ Anita é realmente como declamar poesias, ouvir uma bela canção, ler bons livros e fazer parte dessa instituição,a qual me proporcionou momentos ao lado de uma pessoa que estará eterna em nossos corações,pois Irmã Anita foi e sempre será um grande presente de Deus em nossas vidas.Sendo assim, devemos nos espelharmos em sua vivacidade, docura e simplicidade em viver, buscando sempre dentro do coração daqueles onde a nobreza de propósitos faz morada,a PAZ se mulitiplica e a FÉ transborda.
Tenha certeza que saudades sentiremos, mas que a cada dia lembraremos de seus ensinamentos,fique com Deus e que nós estaremos juntamente com vocês.
Nivea de Matos 7ºPeríodo

Anônimo disse...

Falar sobre uma pessoa muito especial como Irmâ Anita é realmente como declamar poesias, ouvir uma bela canção, ler bons livros e fazer parte dessa instituição,a qual me proporcionou momentos ao lado de uma pessoa que estará eterna em nossos corações,pois Irmã Anita foi e sempre será um grande presente de Deus em nossas vidas.Sendo assim, devemos nos espelharmos em sua vivacidade, docura e simplicidade em viver, buscando sempre dentro do coração daqueles onde a nobreza de propósitos faz morada,a PAZ se mulitiplica e a FÉ transborda.
Tenha certeza que saudades sentiremos, mas que a cada dia lembraremos de seus ensinamentos,fique com Deus e que nós estaremos juntamente com vocês.
Nivea de Matos 7ºPeríodo

Anônimo disse...

Anonimo disse...
Que saudades,foi lindo conhecer e presenciar a legria de viver da irmã Anita. Todas as noite que a encontrava nos corredores de ISE, era uma grande emoção sentir suas mãos se unindo em volta da minha mão para carinhasamente me desejhar boa noite.
A energia energia que ela passava ,nos encorajava a continuar com nossos objetivos para nossos sonhos conquistartar.Com certeza irmã Anita deixou uma saudade gostosa, pois está viva em nossas lembranças como exemplo positivo e verdadeiro para àquele que quer um bom caminho trilhar.
Carinhasamente, Marenilse Regina - 7º período

Anônimo disse...

A dor de perder uma pessoa maravilhosa foi muito dificil,pois,era uma mulher forte que sabia enfrentar os obstáculos de cabeça erguida,inteligente,acolhedora...uma mulher de varias de varias qualidades.Portanto,hoje nós temos seguir um pouco desse aprendizado que deixou para nós saber ouvir o outro sempre e ter um pouco de sabedoria e evangelizando sempre.Saudades da irmã Anita jamais esquecerei ela hoje esta no meu coração e no pensamento.


Elaine-7°Período

Anônimo disse...

A dor de perder uma pessoa maravilhosa foi muito dificil,pois,era uma mulher forte que sabia enfrentar os obstáculos de cabeça erguida,inteligente,acolhedora...uma mulher de varias de varias qualidades.Portanto,hoje nós temos seguir um pouco desse aprendizado que deixou para nós saber ouvir o outro sempre e ter um pouco de sabedoria e evangelizando sempre.Saudades da irmã Anita jamais esquecerei ela hoje esta no meu coração e no pensamento.


Elaine-7°Período

Anônimo disse...

A dor de perder uma pessoa maravilhosa foi muito dificil,pois,era uma mulher forte que sabia enfrentar os obstáculos de cabeça erguida,inteligente,acolhedora...uma mulher de varias de varias qualidades.Portanto,hoje nós temos seguir um pouco desse aprendizado que deixou para nós saber ouvir o outro sempre e ter um pouco de sabedoria e evangelizando sempre.Saudades da irmã Anita jamais esquecerei ela hoje esta no meu coração e no pensamento.


Elaine-7°Período

Anônimo disse...

A Irmã Anita foi uma pessoa muito dedicada em sua missão. Sempre disposta a ouvir, a ajudar, muito sábia, muito determinada e com muita fé. Com certeza marcou nossos corações com suas palavras sábias e delicadeza.
sentimos muito a dor de sua partida.
Que descanse em paz.
Gislaine - 7º Período

Mês da Juventude disse...

A fé diz-nos que a morte do corpo é um sono do qual Deus nos pode despertar em qualquer momento, mas a fé não nos tira a dor pela morte dos nossos queridos. Esta senhoria sobre a morte não impediu que Jesus provasse compaixão sincera pela dor da separação quando se encontrou diante do sepulcro do seu amigo Lázaro,e com fé em nosso coração é que confiamos que a querida Irmã Anita estara descansando, aguardando a qualquer momento o despertar do Deus vivo.

Reginaldo Ferreira 8º Período