domingo, 25 de janeiro de 2009

A vida é uma viagem...

Recebi um email a algum tempo atrás escrito por Silvana Duboc que comparava a vida com uma viagem de trem! Se pararmos para pensar, o trem é uma metáfora muito interessante quando bem interpretada...


A vida não é mais do que uma viagem de trem: repleto de embarques e desembarques, salpicado por acidentes, surpresas agradáveis em algumas estações e profundas tristezas noutras.


Ao nascer, embarcamos no trem e encontramo-nos com algumas pessoas que acreditamos que estarão sempre connosco nesta viagem: Os nossos PAIS.


Lamentavelmente, a verdade é outra. Eles sairão em alguma estação, deixando-nos órfãos do seu carinho, amizade e da sua companhia insubstituível.


Apesar disto, nada impede que entrem outras pessoas que serão muito especiais para nós. Chegam os nossos irmãos, amigos e esses maravilhosos amores. Dentre as pessoas que apanham este comboio, também haverá quem o faça como um simples passeio. Outros, só encontrarão tristeza nessa viagem… E outros também, que circulando pelo trem, estarão sempre prontos para ajudar a quem precisa.


Muitos, quando descem do trem, deixam uma permanente saudade… Outros passam tão despercebidos que nem reparamos que desocuparam o lugar.


Às vezes, é curioso constatar que alguns passageiros, que nos são muito queridos, se instalam noutras carruagens, diferentes da nossa. Assim, temos de fazer o trajeto separados deles. Mas, nada nos impede que, durante a viagem, percorramos a nossa carruagem com alguma dificuldade e cheguemos até eles...
Mas, lamentavelmente, já não nos poderemos sentar ao seu lado, pois estará outra pessoa a ocupar o lugar. Não importa. A viagem faz-se deste modo: cheio de desafios, sonhos, fantasias,
esperas e despedidas... mas nunca de retornos. Então, façamos esta viagem da melhor maneira possível…
Tratemos de nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando em cada um, o melhor deles. Recordemos sempre que em algum ponto do trajeto, eles poderão hesitar ou vacilar e, provavelmente, vamos precisar entendê-los… Como nós também vacilamos muitas vezes, sempre haverá alguém que nos compreenda.
No fim, o grande mistério é que nunca saberemos em que estação vamos sair, nem, muito menos, onde sairão os nossos companheiros, nem sequer, aquele que está sentado ao nosso lado. Fico a pensar se, quando sair do trem, sentirei nostalgia... Acredito que sim. Separar-me de alguns amigos com quem fiz a viagem, será doloroso. Mas agarro-me à esperança que, em algum momento, chegarei à estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram.
O que me fará feliz, será pensar que colaborei para que a sua bagagem crescesse e se tornasse valiosa.
Meu amigo e minha amiga, façamos com que a nossa estadia neste trem seja tranquila e que tenha valido a pena. Esforcemo-nos para que, quando chegue o momento de desembarcar, o nosso lugar vazio deixe saudades e umas lindas recordações para todos os que continuam a viagem.Para ti, que és parte do meu trem, desejo-te uma... Viagem Feliz !


Esse texto tem um significado muito especial para mim...principalmente no que diz respeito ao período em que trabalhei na Gerência Pedagógica na SMEC em Campos. Foram dois anos muito intensos.. tempo em que embarquei num trem de muitos desafios e conquistas. Foi um tempo em que convivi com pessoas especiais e que com suas essências ímpares me ajudaram a desenvolver cada vez mais meu profissionalismo. Na verdade, aprimorei a bagagem que adquiri no CENSA, mas descobri também um outro mundo na Rede Pública...Descobri que é possível melhorar a qualidade da educação para a população, que o professorado da Prefeitura é comprometido, busca a qualidade mesmo em meio a tantas dificuldades! Admiro cada professor que conversei, cada diretor com o qual trabalhei...são guerreiros e muito profissionais!É claro que existem exceções, em todos os lugares existem bons e maus profissionais, mas na grande maioria...todos procuravam acertar!


Aprendi muito...visitei muitas escolas...conheci de perto a realidade da minha cidade e dos alunos do município. No trem da minha vida... essa experiência macro vai ficar guardada para sempre.


Na SMEC pude criar projetos, sonhar e realizá-los! Mas tudo que realizamos se deve ao tipo de gestão e a equipe que formamos. É...descobri que liderança não consiste em ter um cargo, pois Secretário, diretor, gerente qualquer um pode ser, mas líder é aquele que sabe descobrir talentos e colocá-los em ação...líder é aquele que harmoniza as diferenças e influencia as pessoas a se unir em torno de um ideal. E isso Beth Landim fez na SMEC durante 2 anos!! Foi maravilhoso compartilhar de tantas conquistas na SMEC, e mesmo que algumas pessoas falem o contrário...muito foi feito pela educação do município!


Por isso, no meu trem vou guardar cada um que compartilhou do sonho de fazer uma educação melhor para Campos...agradeço a cada gerente (Ricardo, Anna Karina, Ana Celina, Josane, Vânia, Rose, Valéria, Cesar, Jussara, Conceição Campinho, Ana, Ignês, Nely, Ritinha, Juliana...todos), agradeço a cada coordenador setorial (Sissi, Ana Cristina, Patricia, Zilma, Moisés, Deka e tantos outros), a cada professor que participou das nossas capacitações, dos meus cursos, a cada diretor, a cada Orientador Pedagógico que com criticidade e vontade me ajudou a conhecer as necessidades das escolas!!!!


Quero agradecer em especial as pessoas que trabalharam ao meu lado, Ana, Daniela, Paula, Lilian, Sissi, Paty, Mayra, Cheila, Verônica que tornaram possível a concretização do PROASE (Programa de Assistência ao Sucesso Escolar), com este projeto resgatamos crianças que aos 13, 15, 16 anos ainda não sabiam ler e escrever. Foi uma grande conquista!


Pois é, no trem da minha vida...todas essas pessoas que fizeram a diferença...vão ficar guardados na minha bagagem...e que bagagem!


Agradeço em especial a Beth que me deu a oportunidade de sonhar, projetar e realizar e a Conceição, Jussara, Ana, Sissi e Patrícia por estar sempre comigo sonhando e realizando!


Em poucos anos com todas as limitações, formamos uma equipe de verdade, uma equipe que foi até o fim da gestão unida e concretizou a frase: um por todos e todos por um!


Agora...que já não estou mais na Smec...sigo na luta no micro...vou para uma escola municipal...vou ser OP e realizar um trabalho consciente, pois acredito que a mudança também ocorre a partir das bases!


Aos companheiros de trabalho desejo boa sorte em suas viagens, saibam que cada um escreveu mais um pedacinho da história da educação. Quanto a mim, sigo feliz, pois também fiz a minha parte, deixei meu legado...ou pelo menos deixei minha semente...espero que tenha alguém para regá-la...


Acredito que para a educação melhorar...não se pode apagar o que a outra gestão fez...deve-se dar continuidade àquilo que valeu, que trouxe benefícios, mas isso não depende mais de mim, mas daqueles que hoje são as lideranças na SMEC!!!


Torço no fundo do coração para que a nova gestão realize um bom trabalho, porque quem necessita de uma educação de qualidade são as crianças, essas que serão o futuro de nossa cidade!


Liliana Azevedo Nogueira

Um comentário:

Anônimo disse...

Liliana,
É com muito amor no coração que lutamos por uma educação de qualidade, prevalecendo a formação de um ser cada vez mais competente com suas atividades sociais, pessoais e profissionais. Tudo que realizamos na vida ficará para sempre em nossos pensamentos, não pelo fato de que já passou, mas o dever cumprido e a possibilidade de criar cada vez mais e mais por um educar pelo amor.
Abraços,
Driele dos Santos Almeida