domingo, 5 de abril de 2009

Ser gestor: desafios...


Diretor: articulador dos interesses e energias dos diversos grupos envolvidos com a escola

Já se tornou um lugar comum afirmar-se que a visão global ou sistêmica é essencial para qualquer dirigente. Mais ainda para o Diretor de Escola que deve ser uma instituição ativa, atenta às necessidades de aprendizagem da população a que serve e preocupada em situar essas necessidades em face dos objetivos e orientações que derivam das políticas educacionais estabelecidas.
O Diretor deve visualizar a escola dentro do contexto mais amplo da sua inserção na sociedade. Para isso, escola e comunidade —particularmente a comunidade de pais e alunos— precisa trabalhar conjuntamente, para garantir que o desenvolvimento da atividade educacional se dê de forma integrada às condições reais de existência daquele grupo particular de alunos, num processo contínuo de troca de experiências e desenvolvimento de expectativas.
Cada escola é uma escola; cada agrupamento de alunos traz as suas especificidades, como cada conjunto de professores, profissionais de direção e pessoal de apoio constitui-se em conjuntos particulares, que atuam e contribuem, de forma própria, para a dinâmica da escola.
Na teia das relações cotidianas entre esses diferentes sujeitos —alunos, professores, direção da escola, pessoal de apoio, pais, representantes da comunidade etc.— compete ao Diretor da unidade escolar coordenar as reelaborações dos valores, normas e procedimentos instituídos pelo arcabouço institucional vigente no sistema educacional, construindo uma realidade absolutamente particular, vivenciada, de maneira mais ou menos profunda, por todos, como a "minha escola".
Parte dos Diretores de Escola tem se mostrado desadaptada para atuar num ambiente mais participativo, subaproveitando as potencialidades da comunidade escolar em termos de idéias, contribuições materiais e intelectuais, geração de propostas mobilização para realização de projetos, entre outras.
Em uma estrutura descentralizada, o Diretor de Escola é um agente fundamental na articulação da equipe e dos recursos disponíveis, configurando um novo quadro de exigências a que ele deveria atender. Nesse modelo, o Diretor representa a figura central, cujo desempenho no cargo pode determinar a qualidade do serviço prestado pela escola. Dimensões nem sempre muito lembradas, desde características de personalidade, até as especificidades do ambiente externo, passando pela capacitação da equipe de trabalho, passam a ser prioritárias para o desempenho adequado do Diretor de Escola.
Mesmo num modelo centralizado, ele é o principal responsável pelo sucesso da escola, graças à sua capacidade e habilidade de mobilizar sua equipe, de se relacionar com a comunidade e de interagir com a SME.
O Diretor de Escola apresenta ainda uma característica resultante de sua trajetória —em grande parte, com origem na docência—, que configura a necessidade de uma readequação da postura em relação ao novo papel: como Diretor, o profissional passa a ser o responsável por uma unidade de prestação de serviço público em todos os seus aspectos. Espera-se que esteja muito mais comprometido com resultados, compartilhando a responsabilidade em relação à coisa pública, do que com seus relacionamentos anteriores como professor. Seu espectro decisório e, portanto, seu poder, passam a ter uma abrangência muito maior e, como contrapartida, sua responsabilidade e as conseqüências do que faz também passam a ser de maior importância.
É fundamental, portanto, nessa passagem, um processo de desenvolvimento profissional, garantindo-se a compreensão clara de seu novo papel de articulador de recursos de várias naturezas, visando ao alcance de determinados fins, com prazos e recursos limitados.

O Diretor de escola é um educador que administra e sempre deve perceber e fortalecer o significado educacional de seus atos e comunicações

Em termos genéricos, todo ocupante de cargo administrativo deve obter e alocar da melhor forma possível os recursos disponíveis. Para isso, deve atuar como um articulador dos meios ao seu alcance sejam internos ou externos a sua unidade.
Em primeiro lugar, compete a ele coordenar a construção de um ambiente de ensino-aprendizagem em que os componentes, principalmente os alunos, participem de experiências ou vivências socialmente desejáveis. Aprender a aprender é a ordem do dia, combinação de cidadania e competitividade são imprescindíveis. O significado mais profundo do que seja socialmente desejável depende do modelo de gestão escolar adotado. Acredita-se na escola pública como elemento de compensação de diferenças.
Se os recursos são escassos e o clima organizacional desfavorável, se são crescentes as exigências sobre a qualidade da escola e também crescentes as dificuldades da população atendida, não há solução ou não pode haver progresso sem que se catalisem todas as energias.
Mas, como construir um ambiente socialmente favorável, conquistar e fomentar o envolvimento de todos, principalmente, dos pais e da comunidade? O primeiro passo envolve transparência no relacionamento com ela. A escola deve fornecer informações sobre seus projetos e decisões a pais, alunos e funcionários. Em seguida, é importante que o Diretor reconheça que esse relacionamento começa com um bom relacionamento interno.
O trabalho em equipe deve ser valorizado e, todos, inclusive os funcionários operacionais, devem ser incentivados a discutir atividades educacionais e delas participar.
O Diretor também deve compreender que os problemas dos alunos se originam, muitas vezes, na família e se esforçar para estender sua função educativa também aos pais. Através de visitas às casas de alunos ou do envio de questionários aos pais, as escolas devem levantar informações sobre as famílias e sobre a comunidade.
O Diretor, ao mesmo tempo que procura demonstrar respeito a pais e alunos, não deixa de cobrar disciplina dos alunos e responsabilidade dos pais.
A liderança da direção da escola é fundamental para que as posturas descritas sejam desenvolvidas. Acima de tudo, os Diretores e a equipe escolar das unidades com boas práticas no relacionamento com a comunidade acreditam no direito da população a uma boa educação e não fogem da responsabilidade que lhes cabe. São pessoas com iniciativa, que procuram fazer o possível para que se ofereça à comunidade um ensino de qualidade, e que não capitulam diante das dificuldades do ensino público.
Projetos para a construção de uma sociedade justa exigem o fortalecimento da Escola Pública, que envolva real democratização, autonomia, valorização do professor e boa gestão; essas, por sua vez, estão inextricavelmente ligadas ao papel do Diretor. Cabe a esse profissional assumir, integralmente, o seu papel.

Trecho do texto de Hélio Janny Teixeira XI Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Ciudad de Guatemala, 7 - 10 Nov. 2006 Documento Libre.

Após a leitura deste texto:


a)Faça um comentário sobre os desafios (mínimo 5) que os gestores enfrentam na sua realidade escolar.


b) Peça a um gestor que você conheça para que leia o texto deste blog e faça um comentário destacando os desafios de sua vivência na gestão(o gestor deverá colocar apenas o nome da instituição a que está a frente e há quantos anos a gerencia).





29 comentários:

Anônimo disse...

Liliana através da leitura do texto pude refletir que o papel do diretor gestor não pode estar dissociado da função social da escola que é a de preparar o indivíduo para a vida,buscando suprimir as necessidades apresentadas pelo mesmo e contribuir para a sua formação social.
É importante dizer que no cenário pedagógico,a atuação do diretor muitas vezes é assaciada principalmente as questões administrativas,que absorvem quase completamente todo o seu tempo,mas não se constituem um traço específico escolar.São desafios comuns a rotina burocrática de qualquer instituição:controle de pessol(horário),conrole de contas a pagar,ações que esvaziam de conteúdo crí´tico e analítico suas atitudes,reduzindo-o a uma função de gerente,decontrolador da força de trabalho e de administrador de recursos escassos.
Enfim o papel do gestor na escola não requer somente executar decisões,mas preparar condições,estimular e organizar as mudanças que advirem no decorrer do processo administrativo e pedagógico.Sob esta perspectiva,Luck relataque:O diretor eficaz é um líder que enfrena qualquer desafio e também que trabalha para desenvoler uma equipe composta por pessoas que juntamente são responsáveis por garantir o sucesso da escola.


ALESSANDRA GONÇALVES 7 PERÍODO.

Anônimo disse...

O diretor na sua prática depara-se com vários desafios, por exemplo a infra-estrutura das unidades escolares; a falta de materiais e dos recursos pedagógicos; o relacionamento harmônico entre a direção e os docentes visando o desenvolvimento dos alunos.
É necessário um olhar global no toda da instituição, na dimensão pedagógica, administrativa e burocrática; tendo como subsídios a colaboração dos membros da escola, o diálogo e a parceria em prol de uma educação relevante.

Marbelly-7° período

Anônimo disse...

Como diretora de escola concordo em genero e grau com o texto, é de responsabilidade nossa diretores coordena da melhor maneira professores,auxiliares, em fim todos que trabalham na escola para que a mesma funcione corretamente.

sandra trindade-8 º período de Pedagogia do ISECENSA disse...

Ser gestor não é tarefa muito fácil.É o mesmo que pegar um caldeirão ,colar água e analisar a receita do que vai cozinhar e ter a cautela de colacar os ingredientes certos,na hora certa e tirar do fogo antes de queimar.Tudo tem prazo e qualidade de serviços.Também ter o devido cidado de não expor os degustadores desse prato ao amargo sabor do :'Não presta!Está mal feito,ou não era o que eu esperava,ou quem sabe,o meu prato predileto é outro.Gerir ,não sendo tarefa fácil,tem de ter autonomia sim,mas muita sensibilidade, no refletir,sondar e agir.Humildade,paciência e dinamismo são virtudes para formação de um bom gestor.

Anônimo disse...

O diretor de escola é, antes de mais nada, um líder e o papel de um líder é formar pessoas. O diretor deve estar preparado, capacitado para gerenciar uma escola em todos os seus aspectos, não só a parte burocrática. Ser capaz de lidar com pessoas, formar o cidadão. Ser um gestor/educador não é uma tarefa fácil. Com todas as suas dificuldades, deve criar meios de forma dinâmica, de solucionar os problemas, os vários problemas surgidos no cotidiano escolar, visualizando o contexto a que está inserido.É um profissional indispensável, aquele que precisa estar preparado para fazer a escola andar, tendo como objetivo, a boa qualidade do ensino.É necessário um trabalho em conjunto, com todos envolvidos no processo ensino/aprendizagem.LÍDIA-6º PERÍODO

Anônimo disse...

Ser gestor é saber dos desafios e ter confiança e liderança para enfrenta-los é saber trabalhar burocraticamente, conhecendo os direitos e deveres de todos,é pensar de forma coletiva focando o desenvolvimento e bem estar de todos,é o saber falar eo saber ouvir.Nao só desenvolver o trabalho ADM,mas tambem o fazer pedagogico,dessa forma se desenvolve um trabalho ideal para uma escola de qualidade.O dificil é fazer isso tudo acontecer ou pelo menos encontrar profissionais capacitados pois o trabalho é pesado mas a falta de qualificaçao de nossos gestores principalmente os que atendem por cargo de confiança só faz piorar o desenvolvimento de nossas escolas,nossa realidade hoje.

Pedagogia-6º
Marlúcia Gomes Silva

Anônimo disse...

Eis alguns desafios a serem superados pelos gestores;
•No processo de ensino-aprendizagem um dos grandes desafios atuais é saber incorporar as novas tecnologias de forma equilibrada e inovadora na sala de aula.
•A habilidade para trabalhar em equipe é um requerimento para qualquer profissional da atualidade.
•O desafio de preparar uma geração para a vida e para toda a vida requer do educador não só o conhecimento da realidade em que ele está inserido assim como a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade

•Entender as transformações psicológicas que ocorrem no ser humano, na família, na cultura, sociedade e economia ajuda a enfrentar esses desafio.

•Ética em manter os compromissos assumidos

Reginaldo Ferreira
8ºPeríodo

Viviane Dias disse...

Podemos dizer que o gestor é a mola propulsora do sucesso de uma organização, inclusive a escola.É de sua competência cuidar para que todos possam agir conjuntamente visando o progresso.
Assim,o gestor da escola tem muitos desafios como:mobilizar a equipe para engajar nos projetos da escola; lidar com múltiplas personalidades que pensam e agem diferente;garantir o respeito de todos sem autoritarismo;incentivar a participação da família na escola;cuidar para que a educação seja democrática e todos aprendam em suas possibilidades(inclusão).
Diante disso, a diretora da escola CEFEC, com 8 anos de experiência, ao ler esse texto afirmou:
"Acredito que sou mais que uma administradora, sou uma gestora de pessoas, como diz o texto, acima de tudo EDUCADORA.Logo minha função apresenta muitos desafios e o principal deles é se fazer gestora.Conquistar o espaço.Quando comecei, temia a reação de meus liderados.O segredo é humildade.Líder para mim é aquele que seduz, incentiva e faz todos crescerem, não impõe.
Por isso meu desafio sempre é liderar sem ser autoritária."
Viviane Dias 7° Período

Anônimo disse...

Liliana, após leitura do texto observei que o diretor enfrenta muitos desafios na sua gestão, entre eles a sua própria postura,um clima organizacional desfavorável,lidar com os recursos escassos,os problemas dos alunos e a dificuldade em criar um ambiente democrático.Sendo assim o texto é muito importante para termos o conhecimento sobre o assunto.

Anônimo disse...

Liliana,lendo o seu texto pude rever alguns conceitos já inseridos no meu cotidiano.Acredito que o gestor seje o profissional que tenha o espirito de equipe para saber articular as diferentes partes da escola e suas respectivas funções,e ser capaz de se relacionar com a comunidade do entorno.Na verdade ninguem nasce sabendo administrar,alguns aprendem com o decorrer do seu trabalho,outros já nascem com a liderança nata.Mas todos podem aprimorar seu trabalho de gestor.Mesmo encontrando dificuldades devemos motivar as familias a questionar sobre as tarefa de seus filhos e o que fazem nas salas de aula.A familia tem papel importante na vida dos docentes,pois é o lugar dos cuidados,do carinho,da certeza,dos primeiros conhecimentos,da ajuda mútua e do abrigo.Sendo assim a escola precisa do companheirismo dos pais para ajudar na educação escolar de seus filhos e nao tornar a escola única educadora de seus docentes.O gestor deve ter abertura para o diálogo,aceitação de pontos de vista diferentes e capacidade de negociação,ter uma mudança no olhar...enfim ser resiliente.O verdadeiro gestor jamais trabalha sozinho,ele tem ajuda de seus colaboradores e liderados.
Olinda.7 Período

Anônimo disse...

Os caminhos enfrentados pelos gestores são innúmeros, e um dos principais é a cobrança de se trabalhar uma gestão democrática dentro das unidades sem oferecer o suporte necessário para que essa gestão democrática aconteça.A ptimeira meta que esse gestor deve ter é o de promover um trabalho em equipe em que todos da unidade participem, se envolvendo e vestindo a camisa da escola.
Elaine Cristina da Silva Cruz 6°P

Cláudia Márcia Francisco dos Santos Almeida - 6° período disse...

São muitos os desafios do gestor escolar atualmente, pois o mundo encontra-se em constantes mudanças e necessitamos de profissionais cada vez mais adequados para lidar com a relação professor-aluno-mundo.
De acordo com a leitura do texto, destaco os seguintes desafios do gestor:
1- Formação continuada dos educadores.
2- Trabalho em equipe.
3- Inovação da prática pedagógica.
4- Promover a gestão participativa com todos os membros da escola (aluno, professor, funcionários, pais, entre outros).
5- Estar aberto às mudanças sociais.
6- Saber lidar com os problemas cotidianos.
7- Garantir uma educação de qualidade.

Esses são alguns desafios do gestor. Esse profissional é responsável pela qualidade da escola, dos educadores e de seus alunos.

Anônimo disse...

Na escola atual o gestor deve ser um verdadeiro profissional da educação.
Sua ação deverá partir de uma visão crítica, clara, da proposta pedagógica da própria escola, posicionando com coragem, coerência e responsabilidade diante dos imperativos que se apresentam para encontrar soluções cabíveis.
Seu desafio é transformar a educação com atitudes voltada a realidade, na busca de respostas significativas para uma qualidade de educação e de vida de todos envolvidos no processo.

Rita de Cássia 7 Período Pedagogia

Anônimo disse...

É interessante destacarmos que,o verdadeiro diretor,é aquele que busca trabalhar de maneira coletiva,em equipe ,formada por seus colaboradores e seus liderados.O diretor enfrenta vários desafios no exercícío de suas funções.Cito abaixo,alguns de seus desafios:
-O diretor,deverá saber lidar com as situações diversas que surgem ou poderão surgir em seu cotidiano escolar.
-Cuidar para que haja uma qualidade educacional dentro da instituição,o qual está lotado.
-Criar hábitos de trabalhar em equipe(despertar).
-Promover e estimular a capacitação,ou seja,a formação continuada dos educadores,os quais fazem parte desta determinada instituição.
-Saber pomover uma inovação na prática pedagógica.
Podemos observar que,o diretor tem em suas mãos um elefante branco,e cabe a ele saber cuidar do mesmo,com muita garra,conhecimento da prática pedagógica,responsabilidade e muito comprometimento com a qualidade do ensino.
Graduanda do 7°período do curso de pedagogia(Claudia Jaqueline Batista).

Gisele disse...

Diante de tudo que já estudamos sobre o tema podemos dizer que ser gestor implica desafios como: ser autoridade sem manipular,ganhar confiança da equipe,lidar com pessos diferentes,saber aceitar críticas,promover o crescimento de todos.
Assim, vemos que é uma tarefa complexa e nos tornamos bons gestores a cada dia.Não nascemos bons gestores, nos fazemos bons gestores.
Desse modo, ao entrevistar uma gestora da escola Castelinho Azul com 3 anos na profissão ela diz que concorda que ser gestora é aprender a cada dia com a profissão e seu principal desafio é enfrentar as críticas como forma de crescimento.
Gisele 7° Período

Daniele dos Santos disse...

Acredito que ser gestor é de grande complexidade e responsabilidade por isso implica desafios como:lidar com a equipe, incentivar a coletividade, ser humano,lidar com as adversidades, aceitar opiniões, etc.
Ao ler esse texto a gestora da escola Barquinho de Papel com 2 anos de atuação ressaltou que ser gestor é cuidar para que todos cresçam e isso é um grande desafio.
Daniele dos Santos 7° Período

Anônimo disse...

O gestor em sua prática diária encontra diversos desafios como: funcionários não capacitados para exercer sua função, falta de materiais para o seu trabalho, má infraestrutura, pessoas desmotivadas, falta de união da equipe. Por isso é essencial que o gestor esteja preparado para lidar com essas diversas situações e que utilize meios para garantir o sucesso da empresa.

Patrícia Soares da Silva

Anônimo disse...

Cabe ao gestor criar condições para que tanto o quanto possível tomar decisões e assumir medidas coerentes aquele ponto de vista, mas assegurando que os demais participantes do processo educativo, apoiem e incentivem suas ações.

Jussara Ernesto
7º período

Anônimo disse...

Para mim, o centro de atenção máxima da escola deve ser o aluno.
A escola existe em função dele, e portanto para ele, em qualquer aspecto a escola se destina: a criação de condições e de situações favoráveis ao bem estar emocional do educando e o seu desenvolvimento em todos os sentidos:cognitivos psicomotor e afetivo, a fim de que o mesmo adquira habilidades,conhecimentos e atitudes que lhe permitam fazer parte às necessidades vitais e existenciais.
Escola Castelinho Encantado 12 anos de gestão

Anônimo disse...

Liliana após a leitura do texto posso mencionar que o diretor tem uma enorme responsabilidade diante da escola e da educação. Afinal é ele que vai levar a escola a estar cumprindo os objetivos e que principalmente venha a contribuir para preparar o aluno para a vida oportunizando uma formação social completa vinculada a responsabilidade da educação.
Sendo assim, o diretor precisa aprender a lidar com alguns desafios pertinentes para a construção de um processo ensino -aprendizagem cada vez mais dinâmico, responsável e eficaz. Ele precisa aprender a trabalhar coletivamente,delegar as tarefas a sua equipe,ser ético em todo instante,aplicar as renovações tecnológicas no seu dia-a-dia e buscar cada vez mais a atualização de professores e também a própria para estar cada vez mais aperfeiçoado. Para finalizar, o gestor é a peça fundamental para construir uma escola diferente e assim garantir o seu sucesso.
Gislaine 7º Período

Débora disse...

Liliana, ao anlisar o texto, verifica-se que existem várias dificuldades na trajetória do gestor e, dentre elas, podemos citar: a falta de infraestrutura, a carência de material pedagógico, a criação de um ambiente democrático, a formação de cidadania no aluno e a busca incessante por uma educação de qualidade.
É importante frisar a necessidade de o gestor ter uma visão global da instituição e investir no trabalho em equipe para poder superar as adversidades do dia a dia. `
Débora Regina
7ºPeríodo

Lilian Côrtes disse...

Após a leitura desse texto e estudos anteriores quanto nos estágios, podemos dizer que ser gestor implica desafios como:lidar com a autoridade de forma democrática, saber ouvir, ser resiliente,propiciar a autonomia dos liderados,estabelecer um clima de confiança e comprometimento de todos.
Assim, ao ler esse texto a diretora da escola Patinho Feio, 3 anos de atuação, disse que seu maior desafio na profissão é motivar todos para realizar as tarefas sem impor.
Lilian Côrtes 7° Período

Anônimo disse...

Liderar não é fácil, este ato refere-se a organização da instituição, gerir. Neste sentido, é indispensável saber ouvir, falar no momento exato, exigir resultados, persuadir, pedir, tendo como base o respeito ao outro, a humildade, o carinho e o compromisso, para que a conviência entre a direção, professores, pais e demais funcionários da escola seja harmônica e dialógica, visando o bem coletivo.

Patrícia Dias (diretora há 15 anos de uma escola particular), comentei a pedido da aluna Marbelly.

Anônimo disse...

O gestor em sua realidade escolar enfrenta desafios tais como:
fortalecer o eixo entre a atividade-fim e atividade-meio;transformar a escola num ambiente de trabalho contínuo;
despertar o potencial de cada componente da escola;
motivar a participação de pais e responsáveis para facilitar a troca de informações e experiencias;enfrentar a indisciplina e os limites dos alunos.

Rosana 7º período

Anônimo disse...

desafios de um gestor: motivar seus alunos para a frequência escolar mesmo que não possua materiais pedagógicos, usando sua criatividade.
-Lidar com as dificuldades de aprendizado.
-Controlar as finaças, contas a pagar.
-Ser um professor flexivel e agir com as incertezas.
-Ser um líder democrático.
-Trabalhar em equipe.

Camila Luisa 7° período

Anônimo disse...

O Gestor é um líder e o seu papel é formar pessoas. muitos progressos acontecem em sua prática dentro da escola, mas não deixa de ter dificuldades, mas com o trabalho em equipe, é possível supera-las.
O gestor deve sempre buscar uma gestão compartilhada, mas infelizmente nem todos da equipe estão prontos a chegar junto, a disponibilizar-se para o desenvolvimento das atividades curriculares, como também coordenar professores.
É difícil ser líder, buscar solucionar problemas do cotidiano escolar, manter um realcionamento harmônico com todos os pais e sua equipe, procurar desenvolver atividades e projetos em equipe para que tudo dê certo com o objetivo de gerar o sucesso dos alunos e da escola.
enfim, o gestor não somente executa decisões, mas procura estimular e organizar as mudanças que adivierm no decorrer do processo administrativo e pedagógico.

Mayara Merlin 6º período

Anônimo disse...

Escola Municipal Maria Lúcia (gerenciei por 4 anos)

Foi uma experiência profissional e educativa que me fez crescer muito como Gestora e como pessoa. Não foi nada fácil, pelo contrário, encontrei a instituição como um ambiente negativo, precário, totalemnte necessitado de mais ânimo,uma equipe mais unida, atividades mais enriquecedoras para os alunos e projetos que dessem uma nova "cara" para a escola.
foi então que investi todo meu querer, minha disponibilidade, meu amor pela educação e corri em busca de melhores resultados para a escola, junto da equipe de professores, funcionários, cominidades, pais e alunos. Procurei junto da equipe realizar projetos educativs para os alunos e que envolvessem a participação de todos, busquei tudo de melhor para os alunos, melhores estratégias de ensino para que os professores colocassem em prática com os alunos, mas infelizmente enfrentei momentos difíceis no realcionamento com alguns, pois nem todos chegavam junto, e era complicado trabalhar com uma opnião negativa, um olhar e um gesto contrário, mas em meio a muitos altos e baixos, não me recordo dos momentos difíceis, procuro sempre lembrar dos progressos, das realizações e das conquistas que experimentei durante todo esse tempo.

Mayara Merlin - 6º período

Anônimo disse...

Um diretor mais do que tudo é um líder, e como líder prepara condições e estimula as pessoas para a aprendizagem de uma forma democratica. E sendo um excelente líder enfreta qualquer desafios, dificuldades e trabalha para desenvolver uma equipe com pessoas responsáveis para que a escola tenha sucesso.

Samara Costa
2º período

Anônimo disse...

Precisamos estar atentos na diferença entre administração e gestão! O diretor deve associar sua prática com as questões burocráticas da administração e o gestor, aliar as questões de participação entre comunidade, família e escola, para que haja interatividade, e assim seja capaz de não só opinar, mas sim de decidir, cabendo a ele a função de dinamizar e possibilitar a abertura de novos espaços para uma transformação no contexto escolar.
Texto bem reflexivo! Parabéns!
Inglidy Lopes - 2º Período