sexta-feira, 16 de outubro de 2009

III CICC - Congresso Internacional do Conhecimento Científico






Entre os dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro realizou-se no ISECENSA – Campos/RJ o III Congresso Internacional do Conhecimento Científico (III CICC). O tema central do III CICC voltou-se para a importância do conhecimento científico para a produção de saberes! Este mega evento contou com a participação de 1.400 inscritos entre alunos, professores, profissionais da Comunidade Acadêmica de Campos e região Norte Fluminense e palestrantes nacionais e internacionais das áreas relacionadas às ciências humanas, sociais aplicadas, biológicas e da saúde e, ainda, ciências exatas, da terra e engenharias.

Segundo a Coordenadora do Centro de Pesquisas do ISECENSA, Graça Freire, o principal objetivo do congresso foi alcançado, pois gerou um fórum de discussão interdisciplinar sobre os principais conhecimentos e oportunidades de pesquisa, aumentando o intercâmbio de conhecimento e a parceria em projetos conjuntos.

A programação técnico-científica foi abrangente e participativa, oportunizando discussões sobre as quatro grandes áreas do conhecimento científico, integrando os diversos segmentos da ciência na busca de soluções para as problemáticas atuais. Na área das Ciências Humanas (Curso de Pedagogia, Psicologia e educação Física) assistiram palestrantes renomados no âmbito Internacional e Nacional, entre eles podemos destacar: Profº. Vítor da Fonseca (Portugal), Maria Teresa Maldonado (RJ), Profº. Jair Passos (Paraná), Roberto Carlos “o contador de histórias (RJ) e a profª. Renata Moussinho (RJ).
























O Congresso também foi marcado pelo lançamento de dois livros escritos por Irmã Luzia Alves de Carvalho (Coordenadora do Curso de Pedagogia) intitulados: "Identidade Institucional Coletiva em tempo líquidos: possibilidade ou ilusão?" e "Labirintos da Pesquisa".




Um aluna do Curso de Pedagogia assim se expressou acerca do evento “Este III CICC vai ficar na história, principalmente na história acadêmica dos alunos do ISECENSA, pois foi um evento que reuniu nas palestras e comunicações orais a teoria e a prática. As palestras internacionais e nacionais foram muito motivadoras e destacaram a necessidade do profissional de hoje dominar não só a parte técnica da profissão, mas o aspecto humano e relacional. Além das palestras também destaco a parte cultural do III CICC, principalmente a abertura com a apresentação do hino do ISECENSA, também vale destcar os que intervalos foram animados por músicas clássicas e populares sob a organização da professora Beth Rocha. Parabenizo a equipe de organização do Congresso!”




No que se refere a participação do Curso de Pedagogia no III CICC, é importante destacar as Comunicações Orais, em que professores e alunos do Curso de Pedagogia apresentaram as pesquisas científicas, trabalhos de conclusão de curso e relatos de experiências realizados na graduação e pós-graduação. Além disso na sessão de pôsteres foram apresentados 43 trabalhos originados a partir das disciplinas e trabalhos realizados no Curso de Pedagogia.




Na sessão de premiação de pôsteres, alguns assuntos tiveram muito destaque entre os alunos e participantes do III CICC: Mediar ou remediar (Luzia Alves de Carvalho), Trabalho educativo e satisfação profissional (Carmelita Agrizzi), O universo das Áfricas na formação do educador (Luis Carlos Soares), Educação Infantil na onda das redes sociais e da web 2.0 (Liliana Azevedo Nogueira) e muitos outros.






Através do depoimento desta aluna podemos constatar a extensão do evento que reuniu os conhecimentos científico, cultural, humano e social cumprindo a missão educativa de uma Instituição Superior Salesiana.




O ISECENSA é uma instituição que transpira salesianidade, a prova disso é que o hino da instituição foi elaborado pela professora Denise Mello (atuante nos Cursos de Pedagogia e Psicologia). Isso evidencia a identidade coletiva que a equipe diretiva do ISECENSA constroi permanentemente e se estende aos professores que se sentem partípes principais do crescimento da instituição. É nessa direção que o ISECENSA caminha, integrando conhecimento e humanização, mantendo seu compromisso de contribuir com o avanço da cidade de Campos e sua inserção significativa na Sociedade da Informação e do Conhecimento.




Como membro desta Instituição, parabenizo toda a direção (Ir. Suraya e Beth Landim) e equipe de coordenadores do ISECENSA (principalmente Graça Freire - coordenadora do  evento) que com garra, carisma, entusiasmo e sobretudo união fizeram o III CICC acontecer e marcar a “história acadêmica” de nossa querida Campos!

Liliana Azevedo Nogueira

Assistam os vídeos no YOUTUBE:









2 comentários:

Ana Flora disse...

Registro aqui o apoio recebido da Direção do ISECENSA para proporcionar aos alunos da Graduação em Enfermagem, um evento Científico Internacional de excelência, no âmbito da instituição e sobretudo acessível aos acadêmicos!

Sandra Trindade disse...

Tenho tido a graça de participar de todos os congressos e esse foi muito interessante,dinâmico,com uma luz própia,diferente,posso até dizer que mesclou cultura,conhecimento,relacionamentos,competência e um fator primordial a tudo que se quer fazer que é a equipe funcionando a finada.Meus parabéns ao ISECENSA ,por mas essa conquista.
Aluna concluinte do curso de Pedagogia Sandra Trindade