domingo, 13 de setembro de 2009

Salesianidade: qual o significado desta palavra para o(a) jovem universitário (a)?

Com Dom Bosco e Madre Mazzarello e com os tempos...


As instituições salesianas, no âmago da tradição cristã, são ambientes de vida e de formação integral para jovens concretos! Estas não se fixam exclusivamente sobre a pura instrução ou sobre a aquisição de habilidades técnicas funcionais à produção e à eficiência econômica social. Mas tem como horizonte de valor a pessoa, comprometendo-se com a promoção de personalidades autênticas e válidas, estimulando a relacionar-se, a participar da vida comunitária, a desenvolver os recursos individuais em vista de uma melhor qualidade da vida da pessoa e da comunidade.




Neste sentido, a relação educativa afetuosa, acolhedora, serena, disponível, paciente, livre, respeitosa, torna-se determinante e compromete a pessoa no seu processo de crescimento; ajuda-a a descobrir os valores que possui e a colocá-los em foco para construir a sua história, para decidir sobre si e sobre a orientação de vida.
A pedagogia salesiana tem uma proposta única, pois busca resgatar no jovem um protagonismo e uma auto-confiança, encorajando-os sempre a encontrar soluções diante das dificuldades, dos inevitáveis conflitos que se apresentam numa normal convivência humana.
Assim, conectados com as demandas da Sociedade da Informação e do Conhecimento, os salesianos e as salesianas tem sido desafiados a estender o trabalho de evangelização e educação até as Universidades.
A cada ano o número de instituições superiores salesianas cresce no Brasil e no mundo...por isso surgiu a necessidade de investigar sobre a Salesianidade no Ensino Superior!
Para realizar este estudo busquei usar como ferramenta de coleta de dados este blog, onde os (as) alunos (as) poderão postar suas opiniões acerca das questões formuladas abaixo.
Querido (a) jovem universitário (a) a partir da sua vivência no ISECENSA, gostaria que respondesse as seguintes questões:
1.Como você, aluno(a) universitário(as) percebe, sente e vivencia a salesianidade na Universidade?
2.O que é ser salesiano? Você se sente salesiano, por que?
3. Existe algum diferencial entre estudar  numa Universidade Salesiana? Qual?
4.Que princípios salesianos, você -  aluno(a) universitário (a), compõem sua formação acadêmica? Em que medida estes princípios influenciarão ou não sua atuação profissional? 
5. A Pedagogia Salesiana de Dom Bosco e Madre Mazzarello tem sentido nos dias atuais para os jovens universitários?
Desde já agradeço a colaboração de todos...
Conto com a colaboração de todos!
Um abraço, Liliana Nogueira.

 

8 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, nos dias atuais a salesianidade no nosso mundo vem sendo destruida a cada dia devido a grandes maquinas da comunicação.
Porem, fazer parte de uma instituição na qual cultiva esse espirito salesiano em seus alunos nos faz crescer a cada dia. Sendo assim, a partir da graduação na qual estou me especializando e fundamental estar a par desse espirito salesiano, pois estamos ligados diretamente aos jovens e são eles os agentes de transformação da nossa sociedade. Assim, cabe a nós educadores promovermos essa transformação diariamente em nossos educandos, pois eles são nossos espelhos e a partir de nossos atos e nossa interação podemos juntos criar um mundo melhor !

Anônimo disse...

Lílian da Silva Rocha Martins - 7º e 8º períodos

Não sou ex-aluna de nenhuma escola da rede Salesiana, também não sou católica, mas é justo dizer o quanto o "espírito de salesianidade" transforma a vida do jovem assim que ele ingressa em suas Instituições.
Percebe-se isso, no falar e no vestir, no respeito e na amizade que há entre as pessoas, no modo como os problemas são solucionados.
No respeito as diferenças sociais, religiosas, raciais...
Outro aspecto que vale destacar é com relação a inclusão, no sentido mais amplo da palavra, pois não há inclusão se não há aprendizagem e aqui jovens e crianças são estimulados em suas potencialidades e realmente aprendem. O currículo se flexibiliza para ajustar-se às necessidades, mas o compromisso com a aprendizagem permanecesse.
Ser salesiano para mim é ser humano, é enxergar qualquer pessoa como única e irrepetível, é respeitar seu ritmo, seu estilo, sua cultura.
Não é à toa que estas instituições crescem até mesmo em momentos em que o mundo atravessa um crise financeira. Não é à toa que os alunos desta rede, continuam sendo aprovados em concursos e vestibulares bastante concorridos.
Todo este prestígio é, na verdade, fruto de muito trabalho e muita competência.
Eu, em particular, sou muito agradecida as mudanças que a "salesianidade" trouxe à minha vida.

Márcia 6º período disse...

Embora não professe o catolicismo, foi muito prazeroso conhecer a história D.Bosco que apesar de suas limitações como homem deixou-nos exemplos de amor, compaixão, solidariedade, humanidade para com o jovem em especial, através do seu olhar sereno percebe-se um cuidado penetrante que vai além do que os olhos podem ver.
Observando o aspecto educacional penso que ser salesiano é buscar princípios preventivos para a construção de uma sociedade sadia, é preocupar se com a formação global e não parcial dos jovens.
Se o sistema brasileiro de educação tivesse como exemplo o ensinar de D. Bosco a sociedade vivenciaria um novo tempo.

Marcia 6º Periodo disse...

Embora não professe o catolicismo para mim foi muito prazeroso conhecer a história de D.Bosco que apesar de sua limitações como homem deixou-nos exemplos de amor, compaixão, solidariedade, misericórdia e humanidade em especial para com o jovem, e é possível perceber tudo isso através do seu olhar sereno.
Sob o aspecto educacional aprendi que ser salesiano é utilizar-se de princípios preventivos para a construção de uma sociedade sadia, é preocupar-se com a formação global do jovem e não parcial.

Anônimo disse...

Embora não professe o catolicismo, foi muito prazeroso conhecer a história D.Bosco que apesar de suas limitações como homem deixou-nos exemplos de amor, compaixão, solidariedade, humanidade para com o jovem em especial, através do seu olhar sereno percebe-se um cuidado penetrante que vai além do que os olhos podem ver.
Observando o aspecto educacional penso que ser salesiano é buscar princípios preventivos para a construção de uma sociedade sadia, é preocupar se com a formação global e não parcial dos jovens.

Anônimo disse...

Sinto e vivencio a salesianidade através do compromisso, dedicação, seriedade e responsabilidade expressos na preocupação dos professores para conosco (alunos).
SEr salesiano é ter meta (ideal), tendo como objetivo ser presença motivadora para promover a construção integral da pessoa humana.
Acredito que os pilares da Pedagogia Salesiana hoje são: a informação e a formação.
Eu tenho adquirido muitos príncipios com o exemplo de Dom Bosco, e no meu ser e na minha prática vou procurar sempre atuar em função da valorização da pessoa humana, através da Pedagogia do amor. Td isso norteará minha ação profissional.
Aluna do 5°. Período de Pedagogia

Anônimo disse...

Percebo que a salesianidade não é um detalhe, mas o que faz a diferença numa Universidade. Esta salesianidade não tem uma forma, é um modo de sentir e de expressar o cuidado com o próximo.
Ser salesiana é ter em si o espírito de alegria, paz, dedicação, responsabilidade, solidariedade, o prazer de servir e fazer o bem ao próximo. Eu me sinto salesiana, sim. Porque gosto de ser PRESENÇA na vida das pessoas e fazê-las feliz!
Como já disse, existe um diferencial no ISECENSA. É uma instituição mais humana, que se preocupa não só com o lado acadêmico dos alunos, mas com sua formação integral.
Muitos princípios já estão influenciando minha prática: responsabilidade, solidariedade, amor, prazer em fazer as coisas bem feitas e com amor.
Me sinto salesiana, na medida que me sinto mais humana e capacidade para enfrentar com mais alegria e respeito os desafios que ocorrem no meu ambiente de trabalho, na convivência com pais, crianças e colegas de trabalho.
Aluna do 5°. Período de Pedagogia - ISECENSA

Anônimo disse...

Percebo a salesianidade através do modo de ser dos professores, da coordenação do Curso de Pedagogia que fazem tudo com prazer e muita dedicação.
Me sinto salesiana sim, mesmo estando a pouco tempo na Universidade, pois tenho aprendido a amar minha profissão de educadora e dar o meu melhor aos meus alunos.
Em outras Universidades há um distanciamento entre professores e alunos, o que não acontece no ISECENSA, pois a convivência diária e a partilha criar entre nós um clima de família, e de encontro cotidiano.
Sou salesiana, pois na convivência me sinto parte da instituição...e ela é parte de mim!