terça-feira, 28 de julho de 2009

Casa Ronald Mc'Donald: a casa que o amor construiu





Na primeira semana de junho de 2009, as alunas do Curso de Pedagogia do ISECENSA- Campos/RJ tiveram uma aula de amor, cidadania, solidariedade, humanização e de vida partilhada através da visita realizada a Casa Ronald Mc Donald no Rio de Janeiro, que atende a crianças em tratamento de câncer. Essa história linda de solidariedade começou em 1974, na Filadéfia (EUA), quando o jogador de futebol americano Fred Hill, que tinha uma filha em tratamento do câncer no hospital local. Inspirado por essa idéia, Fred organizou um jogo beneficente visando arrecadar fundos para dar início ao projeto e procurou os responsáveis pelos restaurantes McDonald's locais sugerindo que doassem parte das vendas de uma promoção. O McDonald's engajou-se totalmente ao projeto e com a arrecadação das campanhas construiu o primeiro imóvel para sediar a primeira Casa Ronald McDonald do mundo.
Esta iniciativa deu origem a um programa de abrangência mundial. Hoje, são mais de 275 casas de apoio ao tratamento de câncer infanto-juvenil com a chancela/licença Casa Ronald McDonald, em 51 países. No Brasil, o Programa Casa Ronald McDonald é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que controla os padrões internacionais de instalação e operação, afim de garantir um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer nos hospitais locais. No Rio de Janeiro, tudo começou em 1989 quando pais que vivenciaram a experiência de tratamento oncológico de seu filho nos EUA, ficaram hospedados na Casa Ronald McDonald de Nova York. Tiveram contato com uma infra-estrutura que ainda não existia no Brasil e que certamente ajudaria muitas famílias por aqui. O menino não venceu a doença e ao retornarem ao Brasil em 1990, tornaram-se voluntários na causa de ajudar às crianças com câncer.
No mesmo ano, foram convidados pela direção do INCA – Instituto Nacional do Câncer para implantar a sala de recreação e uniram-se a um grupo que já atuava voluntariamente e criaram o V-Criança. Em 1991, a rede McDonald’s ofereceu a renda do McDia Feliz ao INCA para a área de pediatria e o Diretor do hospital solicitou o apoio dos voluntários atuantes no "V-Criança". Após o evento nasceu a idéia de criar uma associação, formada por pessoas de vários segmentos da comunidade, preocupadas em humanizar e apoiar o tratamento de câncer infanto-juvenil. Em 05 de dezembro de 1992 foi fundada, por esse grupo, a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (AACN-RJ). A experiência de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e voluntários do INCa junto aos pequenos pacientes mostrou a grande dificuldade das famílias residentes fora do Município do Rio de Janeiro em dar continuidade ao tratamento de seus filhos, devido à falta de recursos financeiros para se manterem na cidade. Evidenciada tal dificuldade, a AACN-RJ estabeleceu como meta primordial a criação de uma casa de apoio.




Em junho de 1993, a rede McDonald's realizou outro McDia Feliz e desta vez a arrecadação do evento foi doada para a AACN-RJ implantar a casa de apoio. No mesmo ano, foi adquirido um imóvel para hospedagem e formalizada a parceria entre INCA, AACN-RJ e McDONALD'S, criando-se em 24 de outubro de 1994 a primeira CASA RONALD McDONALD da América Latina e 162º no mundo.Como em todas as outras Casas Ronald, a sustentabilidade se dá através de doações de empresas, membros contribuintes, campanhas sociais, eventos promovidos por voluntários e parcerias. O McDonald’s é a principal delas, pois doa uma vez ao ano a receita da campanha McDia Feliz para projetos a serem implantados pela Instituição.Desde a inauguração, a Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 1.400 crianças e contribuiu para o aumento do índice de cura.
O apoio oferecido pela Casa Ronald é considerado de utilidade pública, pois permite a liberação de leitos em hospitais aos pacientes que realmente necessitam de internação, contribui para redução de infecções hospitalares e diminui a taxa de abandono do tratamento. Hoje, a Casa Ronald conta com cerca de 400 voluntários treinados, que se revezam diariamente em quatro turnos de três horas cada, atuando como verdadeiros escudeiros das crianças e adolescentes portadores de câncer e de seus responsáveis.
O que mais impressiona é o clima da Casa, pois é um lugar alegre, acolhedor, cheio de vida e de esperança. A Casa Ronald cumpre seu objetivo: ser a “Casa longe de casa” apoiando e humanizando pais e crianças que enfrentam essa difícil realidade que é o tratamento de câncer infanto-juvenil. É maravilhoso constatar que a esperança e a vontade de viver transcendem tanta dor, gerada pelo tratamento delicado. A Casa Ronald é uma fortaleza contra a guerra do câncer e cada pessoa que lá está é um “soldado do amor” lutando para que os pequenos hóspedes vindos de tantas cidades, estados e países latinos saiam vitoriosos na luta contra o câncer.
O mais lindo nessa história está na capacidade que algumas pessoas tem de transformar os desafios enfrentados e as dores em ações para ajudar ao próximo, a alguém que mesmo não conhecendo partilha do mesmo sofrimento e do sonho da cura. Realizar sonhos é a marca da Casa Ronald e isso se respira dentro daquela casa, todos imbuídos pelo ideal de lutar pela vida do próximo e enriquecer sua própria vida. O amor lá é o diferencial, pois em nada se assemelha a uma enfermaria e vem realizando milagres na recuperação dos pequenos pacientes, por isso dizemos que a Casa Ronald é a casa que o amor construiu!
Essa visita foi uma verdadeira aula de vida para as futuras pedagogas e para toda a direção do ISECENSA representada nas pessoas de Irmã Luzia (diretora acadêmica) e Elizabeth Landim (Diretora administrativa do ISECENSA).
Hoje o pedagogo deve estar preparado para atuar nos mais diversos espaços em que há educação e os hospitais, Ongs, empresas constituem também locais de atuação deste profissional. É por isso que o ISECENSA preocupa-se em oferecer aos seus alunos experiências ricas de formação e aprendizagem profissional.


Queremos agradecer a toda a direção da Casa Ronald, aos voluntários e profissionais que lá atuam, pois nos receberam com muita atenção e carinho. Parabéns, vocês contribuem significativamente para melhorar a humanidade! Quero agradecer especialmente a Cláudio que nos deu uma aula de vida, doação e comprometimento com o próximo!
Se todos procurassem conhecer essa realidade e tantas outras que passam despercebidas, talvez possam valorizar mais a saúde que tem e possam ter mais coragem de enfrentar os desafios com mais esperança e fé! Pense nisso...

Um abraço...

Liliana Azevedo Nogueira

5 comentários:

Anônimo disse...

Posso afirmar que a experiência que tivemos ao visitar a casa Ronald , foi no mínimo inesquecível e de grande aprendizado, pois nos proporcionou a possibilidade de crescimento quanto ao curso que estamos findando com muita responsabilidade e maturidade para colocar nosso profissionalismo em prática.
Parabéns ao ISECENSA por está sempre em busca de novas conquistas e ensinamento aos seus alunos, quero registrar aqui minha felicidade em poder está concluindo o curso de pedagogia numa Instituição que forma alunos críticos, criativos para um mundo melhor e mais progressor.
Não posso deixar de registrar meu carinho especial pela Irmã Luzia e Beth Landim por comandarem tao bem o curso de |Pedagogia

Anônimo disse...

Acreditamos que participar de um momento assim é muito gratificante, pois são experiências únicas que aprenderemos e nos farão diferentes de alguma forma, acrescentando sempre algo a mais nas nossas vidas.

Beijos,

Josiele, Vanessa e Ellen Carolliny
2º P. / Pedagogia

Anônimo disse...

Ajudar ao proximo e sempre bom e necessario mais na maioria das vezes esperamos acontecer algo em nossa vida para tomar uma iniciativa,que foi o caso da casa ronald onde um pai no seu sofrimento e desispero procurou ajuda para seu filho e para outras crianças com a mesma infermidade salvando diversas vidas . Maria filomena b nunes pedagogia

Anônimo disse...

http://www.estagioreflexaodiaria.blogspot.com/

Henrique Schmitz disse...

Prezados, boa tarde!

Como pessoa responsável pela comunicação da Casa Ronald McDonald, gostaria muito de agradecer o carinho e divulgação da Casa que o amor construiu...
Quando puder venham nos fazer uma visita e conhecer nossos novos projetos e espaços, já que desde sua visita, crescemos mais um pouco e estamos finalizando nossa segunda expansão.

Assim que possível, nos envie seu e-mail de contato para receber as novidades da Casa. Entre em contato através do casaronald@casaronald.org.br

Um abraço,

Henrique Schmitz