quinta-feira, 19 de março de 2009

Novo cenário de atuação do Pedagogo!

O novo cenário que se descortina no século XXI traz novas perspectivas para o profissional da educação que se insere no mercado de trabalho!Uma nova estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.

Dessa forma, a educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão que vivenciamos. A atuação do pedagogo ultrapassa o espaço escolar, que até pouco tempo, era seu espaço (restrito) de trabalho, para se inserir num novo âmbito de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional.

Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros formam hoje, o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os muros da escola, para prestar seu serviço nestes locais que são espaços até então restritos a outros profissionais. Esta atual realidade vem quebrando preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto apenas para exercer suas funções na sala de aula, pois atualmente onde houver uma prática educativa, existe aí uma AÇÃO PEDAGÓGICA E FORMATIVA.

Diante disso, cabe indagar: qual a função e o perfil necessário ao pedagogo para que atue com competência no âmbito não-escolar?

Este assunto desafiador tem sido estudado e discutido no sétimo período do Curso de Pedagogia do ISECENSA nas aulas de Formação Profissional VII. Como hoje o Pedagogo, está sendo inserido num mercado de trabalho cada vez mais diversificado e amplo, nossas discussões tem se direcionado para compreender a dinâmica que levou a sociedade a chegar onde estamos hoje, com um discurso voltado para a inclusão social, para o voluntariado, para projetos de pesquisas, para educação formal, não formal e informal, observando o processo de ensino-aprendizagem não somente como processo para dentro da escola, da sala de aula ou do cotidiano escolar, mas um processo que acontece em todo e qualquer segmento da sociedade, seja ele qual for.

Estamos estudando também como o Pedagogo se insere neste novo contexto social, percebendo a sua relação em diferentes espaços. “... Verifica-se hoje, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal” (Libâneo, 2002, p.28).

É importante destacar aqui como a educação formal e a não formal caminham paralelamente e, portanto, a necessidade de agregar ao ensino formal, ministrado nas escolas, conteúdos da educação não-formal, como os conhecimentos relativos às motivações, à situação social, à origem cultural, etc. Por isto, esta nova perspectiva de atuação do Pedagogo, sua qualificação vem filtrando cada vez mais, buscando uma relação estreita entre as diferentes propostas de educação existentes na sociedade. “... uma nova cultura escolar que forneça aos alunos instrumentos para que saibam interpretar o mundo” (Touraine, 1997, citação da autora)

O ambiente organizacional contemporâneo requer o trabalhador pensante, criativo, pró-ativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomada de decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de transformação e a flexibilização dos tempos atuais.

Mas como conseguir isso? Como conseguir desenvolver competências nos alunos de nossas escolas atuais? Como contribuir para a construção de colaboradores autônomos, e com espírito de aprendizes? Como manter as organizações atualizadas no mundo que vive a transformação num ritmo frenético? Como transformar o ambiente de trabalho em um ambiente de aprendizagem permanente?

Diante dessas indagações surge a figura do Pedagogo Empresarial. Cada vez mais as empresas descobrem a importância da educação no trabalho e desvendam a influência da ação educativa do Pedagogo na empresa. O Pedagogo não é mais só o profissional que atua no ambiente escolar. Ao contrário, dispõe de uma imensa área de atuação, tais como: empresas de diversos setores, ONGS, editoras, sites e em todas as áreas que requeiram um trabalho educativo.

A tarefa do Pedagogo Empresarial é, entre outras, a de ser o mediador e o articulador de ações educacionais na administração de informações dentro do processo contínuo de mudanças e de gestão do conhecimento. Gerenciar processos de mudança exige novas posturas e novos valores organizacionais, características fundamentais para empresas que pretendem manter-se ativas e competitivas no mercado.

A palavra de ordem hoje é Gestão do Conhecimento. Escolas e empresas que não repensarem seus modelos e agarrarem-se aos velhos paradigmas do aprendizado e das relações humanas, estarão, certamente, fadadas ao fracasso ou ao desaparecimento. A inexorabilidade da reestruturação sócio-econômica obriga que as escolas desenvolvam competências nos alunos para atender às exigências do mercado de trabalho e que as organizações reestruturem-se e transforme o ambiente de trabalho num ambiente de aprendizagem, contribuindo para a construção de pessoas que se antecipem aos acontecimentos, sejam atualizadas e saibam aprender a aprender.

É nesta perspectiva que o Curso de Pedagogia do ISECENSA preocupa-se com a formação dos seus alunos, proporcionando-lhes aulas de campo e experiências práticas que os coloquem em contato com as diversas modalidades educativas, a fim de que saiam para o mercado de trabalho aptos a atuar de forma inovadora, criativa e eficiente.Fazendo a diferença e deixando sua marca!

A partir da leitura deste texto, do vídeo acima e das discussões realizadas nas aulas de Formação Profissional VII faça um comentário sobre as experiências e aprendizagens obtidas a partir do curso e das suas perspectivas profissionais ao término da sua formação inicial.

Em que campo da Pedagogia pretende atuar?

Um abraço...

Liliana Azevedo Nogueira

20 comentários:

Anônimo disse...

Diante de estudos e pesquisas sobre a Pedagogia Empresarial, nao tenho dúvidas que atuarei em espaços não escolares, pois o perfil do pedagogo que exerce suas atividades profissionais em espaços não escolares implica em pensar nas políticas educacionais no Brasil, na responsabilidade de um comprometimento com a qualidade social voltada para a cidadania e para a inclusão e propicia aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e o desenvolvimento de competências em ambiente que extrapolem as unidades ecolares e ainda, aumentem em suas areas de atuação, para que se tornem cada vez mais empregáveis.
"Todos os educadores seriamente interessados nas ciências da educação, entre elas a pedagogia, precisam concentrar esforços em propostas de intervenção pedagógica nas várias esferas do educativo´para enfrentamento dos desafios colocados pelas novas realidades do mundo contemporâneo."
Libâneo(1999,p.59)

Rita de Cassia

Unknown disse...

Liliana,ao analisar o texto e o vídeo apresentados, aliados ao conteúdo absorvido no curso de Pedagogia do ISECENSA, chega-se facilmente à conclusão de que hoje o pedagogo empresarial é uma inovação necessária para qualquer instituição preocupada em criar um diferencial no seu ramo de atuação.
Vale ressaltar que, por tratar-se de uma área desafiadora, confesso sentir-me encantada pela mesma. Dessa forma, desejo a especializarção nesse novo nicho.
Abraços!!!
(Débora Regina - 7ºP.)

Anônimo disse...

Liliana, diante dos textos estudados no decorrer do cuso de Pedagogia,das aulas praticas,do video assistido e principalmente diante do cenario atual, podemos afirmar que o papel do Pedagogo vai muito alem da sala de aula, afinal ele e um profissional que esta apto a atuar em qualquer lugar onde houver a pratica educativa. Por isso, atualmente e preciso que este profissional essa criativo,dinamico, flexivel, analitico,pensante e que saiba trabalhar em equipe. Tenho certez que o curso de Pedagogia do ISECENSA busca preparar futuros Pedagogos pensantes e criticos.
Sem duvidas nenhuma, pretendo continuar atuando na area escolar,pois acredito que posso fazer a diferenca dentro do cenario escolar.
Patricia Pacheco 7 periodo

Anônimo disse...

No decorrer do curso de Pedagogia fomos aprendendo em cada período a função e a importancia desse novo profissional que surge. Agora no finalzinho do curso posso dizer que fiz a escolha certa, pois como disse Paulo Freire "...ninguem se educa sozinho", por isso vai ter sempre espaço para o educador, para o pedagogo, para esse profissional tanto nas instituições escolares e não escolares.
E o Pedagogo Empresarial ele vai para empresa para somar, criar novas perspectivas,capacitando pessoas,fortalecendo elos para alcançar o objetivo que é o sucesso da empresa.

Rosana Falcão - 7º período

Anônimo disse...

Liliana,apártir da análise do texto citado anteriormente,e da observação dos vídeos apresentados,pude verificar que,antigamente a sua atuação(pedagogo)ocorria em espaços restritos de trabalho e passa a se inserir num novo âmbito de atuação possuindouma visão redefinida de atuação deste profissional.Desta forma,é válido citarmos que,a atuação do pedagogo,ultrapasa os muros escolares e desta forma,torna-se cada vez maior a exigencia em torno dos profissionais,os quais precisam se qualificar e se preparar para atuar neste cenário tão competitivo.
Futuramente,gostaria de engajar nesta profissão,pois reconhecendo o principal objetivo da mesma,pude concluir que essas crianças são sem dúvida o futuro da nossa nação,e que através delas poderemos sem dúvidas construírmos uma educação de excelente qualidade.
Ass:Claudia Jaqueline Batista(Curso :Peagogia,7°Período).

Anônimo disse...

Estabelecendo uma relação do texto e o filme com as aulas de formação profissional, percebemos o quanto é importante a presença de um pedagogo nas empresas, mas para isso é necessário estarmos em constante estudos sobre essa área. Como vimos no vídeo para obter sucesso na empresa é necessário vários fatores e dentre estes o de fazer o cliente voltar sempre, pois encontrou alí a solução que precisava. Para que esses profissionais estejam preparados a trabalharem de forma satisfatória à sua empresa é importantíssimo a presença de um pedagogo ajudando os mesmos, ja que este é o mediador e estimulador. Não podemos negar que o Curso de Pedagogia do ISECENSA está nos dando uma ótima base para atuarmos nas Instituições não escolares.
Eu confesso que ainda continuo apaixonada pela Pedagogia Escolar e esta é a área que pretendo continuar atuando, mas não se pode negar que a Pedagogia Empresarial também é encantadora.

Elielze Gomes, 7º período

Anônimo disse...

De acordo com os estudos nesse curso e especialmente nesse módulo vemos que o Pedagogo está cada vez ganhando novos espaços para nossa grande satisfação.
Sem dúvidas, a Gestão do Conhecimento é o imperativo da modernidade do saber.Hoje sobrevive no mercado aquele capaz de gerenciar com mais eficácia o capital humano.
Dessa forma, a empresa está cada vez mais abrindo portas para esse novo profissional diante dessa nova ordem de produção.
Assim, perante todas essas possibilidades pretendo conhecer melhor a Pedagogia Hospitalar pois lidar com crianças nessa missão considero minha vocação.

Viviane Dias 7° período

Anônimo disse...

Liliana, após ter feito a reflexão sobre os texto e o vídeo, ambos ligados ao nosso conteúdo, pude perceber o quanto houve crescimento na minha aprendizagem,ois o CURSO DE PEDAGOGIA DO ISECENSA nos dá a oportunidade de nós tornarmos competentes já que faz com que a teoria e a prática caminhem lado a lado.
É importante dizer que,hoje,o grande foco na pedagogia empresarial é a inovação,porque ela é a principal força matriz da empresa competitiva moderna,isto nós podemos acompanhar na nossa instituição visto que a cada dia nós estamos nos tornando grandes profissionais com muita copetencia, mais criativos,pro-ativo, analítico,com muita habilidade para resolução de problemas e tomada de decisões,com capacidade de trabalo em equipe e estamos aptos para as grandes transformações e a flexibilidade dos tempos atuais.
Enfim, estou certa de que minha costante capacitação tornará o meu desempenho profissional muito melhor.
UM ABRAÇO!!!!
ALESSANDRA GONÇALVES 7 PERÍODO

Anônimo disse...

Ser Pedagogo consiste em ser o articulador, o mediador seja nas instituições escolares ou não. Como Pedagogo Empresarial um novo contexto e abertura de possibilidades se abrem para a nossa atuação, sendo necessário grandes estudos e especializações.
Particularmente pretendo atuar na dimensão escolar, como orientadora pedagógica, visando organizar e promover diferenças no processo de ensino aprendizagem. Mas, como profissional polivalente que busco ser farei cursos, especializações e darei continuidade aos meus estudos, visando a atuação em novos campos.

Marbelly Barreto.

Unknown disse...

De acordo com os estudos no período e o texto e vídeo analisados podemos perceber que a Pedagogia hoje tem ganhado novos espaços, tornando-se cada vez mais ampliada, possibilitando o profissional de hoje ter condições de se especializar em diversas aréas afins. o ramo empresarial é um setor muito importante para garantir aos profissionais novos meios de motivação, perseverança, formação de líderes, entre outros. O pedagogo precisa está preparado para receber essas transformações e qualificar-se a cada dia para poder penetrar em uma sociedade cada vez mais competitiva.
Parabéns pelo trabalho.
Gislaine 7º Período

Anônimo disse...

Sabe-se que o Pedagogo hoje não é mais o profissional que atua no ambiente escolar.Ao contrário, dispõe de uma imensa área de atuação, tais como: empresas de diversos setores.
Ao estabelecar uma relação do texto e o filme com as aulas de Formação Profissional, vimos que a tarefa do Pedagogo Empresarial é, entre outras a de ser o mediador e articulador de ações educativas na administração de informações dentro do processo continuo de mudanças.
Deste modo, o Curso de Pedagogia do ISECENSA está nos proporcionando uma otima oportunidade de atuarmos nas instituições não-escolares.
Mediante a todo está proposta do curso pretendo da o meu melhor para tornar uma Pedagoga competente seja no campo de atuação escolar ou não-escolar.

Maria Carolina.

Anônimo disse...

A grande tarefa do Pedagogo no que se refere a vertente empresarial está intimamente ligada à questão da Gestão do Conhecimento. Dentro de uma empresa a realidade é bem diferente se comparada a realidade da escola. Na empresa este profissional deverá atuar diretamente com os funcionários, isto é, gerenciando os conhecimentos que cada um possui, visando uma melhoria do trabalho, aumento da produção e por consequência ( o que é o verdadeiro objetivo das empresas que atuam numa visão de mercado capitalista)a elevação da taxa de lucro obtida.
No atual contexto, a presença de um Pedagogo numa empresa se torna um diferencial extremamente positivo para o crescimento da mesma. Cabe ao Pedagogo empresarial analisar a empresa e perceber suas falhas para que possa assim prover meios de minimizar e/ou eliminar tais falhas(através de palestras, cursos, seminários, dinâmicas de grupo entre outros)para que o trabalho dentro de todos os setores da empresa transcorra de forma harmônica e integrada, visto que o fracasso de um deve ser encarado como o fracasso de todos e o sucesso da mesma forma.

Jamara Ragozo - 7º Período

Jussara Ernesto - 7º período disse...

diante do que estudamos e do filme que assistimos o curso de pedagogia vem nos dar um leque de opções para atuarmos como pedagoga em instituições escolares e não escolares,onde podemos nos aprimorarmos cada vez mais nos nossos objetivos profissionais e sociais.E com isso fazer uma educação de qualidade.

Anônimo disse...

sabe-se que a atuação do pedagogo vem se tornando abrangente,isto é, hoje não está somente restrito a sala de aula, assim, vem tomando uma proporção em que exige cada vez mais formação e capacitação deste profissional.
Vale ressaltar que os estudos, as dinâmicas realizadas colaborarão para os estágios.
Isa Carla (7ºp)

sandra trindade disse...

A Pedagogia deu um salto na sua estruturação ,trazendo novidades para os profissionais da área pedagógica.O pedagogo é um educador,com olhos abertos para um promisssor campo de atuação que não-escolar traz avanços incalculáveis a educação.SER pedagago é ser um maestro com orquestra de vários segmentos.Sinto -me honrada de ter optado por essa carreira tão futurista e atual,que promote esquentar o mercado de trabalho e dar um novo perfil ao ensino.

Anônimo disse...

O campo de atuação do profissional de educação vem se definindo em várias esferas:
para atuar nas escolas, desempenhando as funções de supervisão pedagógica e orientação, bem como no trabalho com portadores de necessidades especiais;
para atuar fora das escolas, em projetos e instituições educativas (ONGs, penitenciárias, hospitais, etc.) ou em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, de outras etnias, etc.);
para atuar em organizações de outros segmentos na área de desenvolvimento de recursos humanos, com projetos de capacitação e treinamento, avaliação de sistemas, programas educacionais, comunicações de massa, informática, entre outros.Porem vou pelo caminho ca Inclução Social ,possibilitando a entrada de pessoas surdas nos bancos de nossas escolas, mas de forma que haja uma real comunicação.

Reginaldo Ferreira 8ºPeríodo

Gisele disse...

Com a leitura desse texto e nossos estudos podemos perceber uma ressignificação da área de atuação do Pedagogo.Hoje ele pode estar em espaços antes nunca vislumbrados como hospitais, empresas, projetos, Ong`s,etc.
Isso requer a formação mais global e pautada em novas competências desse profissional.
Pessoalmente pretendo conhecer mais a Pedagogia Empresarial pois acho interessante a junção dessa área humana e outra aparentemente técnica, mas que dá um casamento perfeito.
Gisele 7° Período

Daniele dos Santos disse...

A partir das aulas desse módulo podemos perceber a nova amplitude do pedagogo no novo cenário e como isso valorizou a profissão antes restrita à escola como estudamos.
Hoje o mesmo pode atuar em empresas, hospitais, projetos sociais, etc.Sempre com intuito educativo.
Assim, pretendo conhecer mais o ramo da Pedagogia Hospitalar como uma forma mais humana de nossa atuação.
Daniele dos Santos 7° Período

lidiane disse...

A mudança do Curso de Pedagogia indica a necessidade de repensar, à luz das novas atuações e conhecimentos formulados sobre o processo de formação dos pedagogos escolares, empresariais e hospitalares, nas mudanças fundamentais para construção de uma identidade profissional mais compatível com os valores e condições, postos pela modernidade, na era do conhecimento.
Desta forma desejo ser uma profissional capaz de contribuir para elevar o potencial didático-pedagógico das relações humanas promotoras de conhecimento e experiências significativas, principalmente pintando com muita alegria, criatividade, capacidade o cenário escolar, onde a sociedade se organize para ensinar e aprender.

Beijinhos!!!

Lilian Côrtes disse...

De acordo com os estudos já realizados e esse texto podemos dizer que a pedagogia nos oferece um novo e amplo campo de atuação motivando cada vez mais o aluno dessa área.
Antes somente na escola, hoje o pedagogo pode atuar em empresas, hospitais, projetos, etc e difundir a educação em diversos espaços nessa sociedade do saber.
Assim, pretendo aprofundar meus conhecimentos na empresa a fim de aplicar o conhecimento na motivação de aprendizagens constantes.
Lilian Côrtes 7° Período