segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Volta às aulas!!!


As lembranças das férias vão ficando para trás.
Para o professor, esta é uma das etapas mais desafiantes: entrar em sala de aula, onde alunos com olhos irrequietos e ansiosos estarão procurando saber quem é você e o que será capaz de lhes dar durante todo o ano letivo.
Para os alunos, voltar às aulas significa mais disciplina, cumprimento dos horários, tarefas de casa e uma infinidade de compromissos que exigem grande esforço.
Quanto aos pais, além da responsabilidade de preservar, cuidar, amar, educar com sucesso, é necessário buscar uma parceria ideal, sem delegar plenos poderes, nem transferir para a escola e para os professores toda a formação das crianças.
O início do ano letivo é, na verdade, um desafio para todos os envolvidos no processo educativo, pois é recheado de novas oportunidades e desafios que deverão ser conquistados ao longo do ano.
Todos, alunos, professores e pais em sua grande maioria sonham em fazer descobertas, novas amizades, sempre idealizando um ano melhor. Para os pais, é natural querer conhecer e acompanhar de perto aquele que diretamente vai influir na formação dos seus filhos. Mas, mesmo conhecendo e depositando a confiança na escolha feita, é essencial o trabalho conjunto (família/ escola) na formação humana.
Por isso, queridos alunos e professores animem-se é um novo ano! E os nossos corações se enchem de expectativa para o que estar por vir, por enquanto ainda oculto e inesperado.Façamos um balanço dos ganhos e das perdas que nos acompanharam em 2008.E seja, qual for o resultado, é hora de renovar promessa, metas e sonhos para 2009.
A magia desse momento novo renova nossas energias e nos impulsiona a pensar e repensar nossas ações e práticas tendo em vista a melhoria da qualidade da aprendizagens de nossos alunos!
Peçamos a Deus que nos ofereça um ano de paz, saúde e muitas realizações, para que possamos fazer a nossa parte na construção de um novo projeto de sociedade! Esta é uma excelente época para fazermos uma grande faxina em nossas vidas. Vamos jogar fora tudo o que não deu certo, tudo que não precisamos mais. Esvaziar as gavetas e abrir espaço para o novo. Nada de ficar agarrado a lembranças através dos anos. Bons ou ruins os momentos precisam passar, pois novos virão.Vamos comemorar o trabalho e o estudo, afinal as férias já terminaram, e as dificuldades vividas no ano passado nos servirão como aprendizado de vida.
Desejo do fundo da alma que neste ano letivo estejamos unidos, com saúde, em paz e comprometidos com a Educação do nosso país. Que nossa escola seja um lugar de conquistas, aprendizado, crescimento, felicidade, prazer e principalmente humanidade.
E lembre-se: nosso alvo de dedicação é o aluno – único na multiplicidade e múltiplo na unidade. Ao nos conscientizarmos disso, compreendemos que amar a criança é aceitá-la em toda a sua plenitude, sendo carinhoso, porém firme em nossas decisões, respeitando as diferenças de cada um.

Porque ser professor é muito mais do que uma profissão, muito mais do que ofício, é acima de tudo uma postura de vida!

Feliz 2009, professores e alunos!

Liliana A. Nogueira

2 comentários:

Terezinha Bordignon disse...

Oi Eliana

Iniciei meu Blog em 2006 com a cara e a coragem. Não entendia nada e não havia quem pudesse me auxiliar. Aos trancos e barrancos fui aprendendo. O primeiro que criei foi preciso ser apagado. Ainda bem que criaram um modelo mais prático, porque o anterior levava hora para mostar um conteúdo postado, quase não tinha recursos. Apesar de tudo eu não desisti.
Considero o blog um excelente meio de comunicação, aprendizagem e troca de experiências. É um cantinho que aparentemente parece ser apenas nosso, mas que é público. Um blog necessita de dedicação e perseverança e responsabilidade.
Há incontáveis blogs que são excelentes, é uma pena que o governo do Estado do Paraná não veja os veja como aliados da educação, pois se assim o fosse, não teria banido das Escolas Públicas o seu acesso. Nas Escolas do Ensino Fundamente do Estado do Paraná qualquer blog é visto como conteúdo impróprio.
Como sou aposentada, este ano, até agora, não consegui uma aulinha sequer, apesar disso podemos manter contato sim.

Parabéns pelo trabalho.

Obrigada pelo acesso.

Driele dos Santos Almeida disse...

Liliana,
A volta às aulas é uma grande oportunidade de rever nossa prática pedagógica lecionada no ano anterior. Além de novos desafios com novos alunos, cada vez mais exigentes e carentes afetivamente.
Mas a luta por uma educação de qualidade continua.
Seu blog é um ótimo exemplo de uma educadora dedicada ao ato de ensinar para a VIDA!
Parabéns!!!
Driele