As instituições salesianas, no âmago da tradição cristã, são ambientes de vida e de formação integral para jovens concretos! Estas não se fixam exclusivamente sobre a pura instrução ou sobre a aquisição de habilidades técnicas funcionais à produção e à eficiência econômica social. Mas tem como horizonte de valor a pessoa, comprometendo-se com a promoção de personalidades autênticas e válidas, estimulando a relacionar-se, a participar da vida comunitária, a desenvolver os recursos individuais em vista de uma melhor qualidade da vida da pessoa e da comunidade.
Neste sentido, a relação educativa afetuosa, acolhedora, serena, disponível, paciente, livre, respeitosa, torna-se determinante e compromete a pessoa no seu processo de crescimento; ajuda-a a descobrir os valores que possui e a colocá-los em foco para construir a sua história, para decidir sobre si e sobre a orientação de vida.
A pedagogia salesiana tem uma proposta única, pois busca resgatar no jovem um protagonismo e uma auto-confiança, encorajando-os sempre a encontrar soluções diante das dificuldades, dos inevitáveis conflitos que se apresentam numa normal convivência humana.
Assim, conectados com as demandas da Sociedade da Informação e do Conhecimento, os salesianos e as salesianas tem sido desafiados a estender o trabalho de evangelização e educação até as Universidades.
A cada ano o número de instituições superiores salesianas cresce no Brasil e no mundo...por isso surgiu a necessidade de investigar sobre a Salesianidade no Ensino Superior!
Para realizar este estudo busquei usar como ferramenta de coleta de dados este blog, onde os (as) alunos (as) poderão postar suas opiniões acerca das questões formuladas abaixo.
Querido (a) jovem universitário (a) a partir da sua vivência no ISECENSA, gostaria que respondesse as seguintes questões:
1.Como você, aluno(a) universitário(as) percebe, sente e vivencia a salesianidade na Universidade?
2.O que é ser salesiano? Você se sente salesiano, por que?
3. Existe algum diferencial entre estudar numa Universidade Salesiana? Qual?
4.Que princípios salesianos, você - aluno(a) universitário (a), compõem sua formação acadêmica? Em que medida estes princípios influenciarão ou não sua atuação profissional?
5. A Pedagogia Salesiana de Dom Bosco e Madre Mazzarello tem sentido nos dias atuais para os jovens universitários?
Desde já agradeço a colaboração de todos...
Conto com a colaboração de todos!
Um abraço, Liliana Nogueira.